Minha conta
    Rio 450 anos: 15 filmes que homenageiam todo o encanto da Cidade Maravilhosa

    Sua história, suas lindas paisagens, seu estilo de vida: como o Cinema retrata o Rio de Janeiro.

    Hoje, 1º de março de 2015, o Rio de Janeiro celebra 450 anos de fundação em posição cada vez mais destacada no cenário mundial. Sede de grandes eventos internacionais, a cidade supera seus conhecidos problemas de infraestrutura, violência, entre outros, para seguir como um sinônimo de beleza, a indiscutível "Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil...".

    Tal qual a famosa marchinha composta por André Filho, o cinema reconhece as maravilhas do Rio em toda sua diversidade: paisagens, história, cultura, estilo de vida etc, e acima você relembra 15 momentos em que a Sétima Arte se rendeu ao encanto da linda cidade nascida às margens da Baía de Guanabara, erguida aos pés do Pão de Açúcar e abençoada pelo Cristo Redentor.

    Rio 450 Anos

    O Rio de Janeiro e seus encantos mil: 15 momentos em que o Cinema se entregou a toda beleza da Cidade Maravilhosa.

    Rio, Eu Te Amo (2014)

    A franquia Cities of Love é autoexplicativa em seus títulos, e o terceiro filme da cinessérie veio ao Rio de Janeiro contar dez pequenas histórias ambientadas nos pontos mais variados da cidade, da Urca ao Vidigal, de Santa Teresa ao Grumari, em takes que exploram toda diversidade da capital carioca.

    A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011)

    Uma das franquias mais populares da história cinemtográfica recente, até mesmo A Saga Crepúsculo rendeu-se à Cidade Maravilhosa. O Rio e a histórica cidade de Paraty foram o destino dos recém-casados Bella e Edward em sua Lua de Mel.

    Copacabana Palace (1962)

    A charmosa produção italiana de Steno é homônima do luxuoso hotel localizado na Praia de Copacabana, onde os personagens se hospedam a fim de conhecer o "tórrido" carnaval carioca da década de 60. O filme explora as paisagens da cidade e seu efervescente cenário musical na época, marcado pela Bossa Nova.

    Rio (2011)

    Animador de sucesso em Hollywood, Carlos Saldanha (A Era do Gelo) homenageia sua cidade natal na bem-sucedida franquia dos estúdios Fox e Blue Sky sobre um dos animais típicos da fauna brasileira: a ararinha-azul.

    Trash - A Esperança Vem do Lixo (2014)

    O cineasta inglês Stephen Daldry veio ao Brasil realizar um retrato muito positivo sobre a juventude marginalizada do Rio de Janeiro. A qualidade do produto final é discutível, mas Trash é bem intencionado e leva ao mundo a gente honesta e trabalhadora de um lixão na periferia da cidade.

    Agente 117: Rio Não Responde Mais

    Refilmagem de uma produção de 1965, Agente 117 acompanha um detetive que se faz passar por turista para investigar uma série de assassinatos políticos na América do Sul. Jean Dujardin não viria a vencer o Oscar por esse filme (conquistado 2 anos depois com O Artista), mas teve "uma vida muito dura" durante as filmagens, vide foto acima.

    007 Contra o Foguete da Morte (1979)

    O agente mais famoso do mundo também visitou a Cidade Maravilhosa, que foi cenário de uma das cenas mais antológicas da franquia mais longeva da história do cinema: a luta no bondinho do Pão de Açúcar entre James Bond e o vilão Dente de Aço em 007 Contra o Foguete da Morte.

    O Xangô de Baker Street (2001)

    A adaptação do livro de Jô Soares apresenta a um dos detetives mais famosos da literatura mundial, Sherlock Holmes, as belezas e os temperos da capital federal brasileira no final do século XIX.

    Feitiço do Rio (1984)

    O olhar encantado de Stanley Donen redundou num retrato estereotipado da cidade em Feitiço do Rio, onde sua visão reducionista transforma a capital carioca num local em que tudo é permitido. O filme tornou-se icônico e é parodiado no episódio de Os Simpsons em que Homer e companhia visitam um Rio de Janeiro em que pessoas e macacos dividem o mesmo calçadão de Copacabana.

    Heleno (2011)

    A autobiografia do lendário Heleno de Freitas retrata não apenas um período romântico do futebol brasileiro, como também do Rio de Janeiro da década de 40, recriada lindamente sob fotografia em preto e branco.

    O Homem do Rio (1964)

    Divertida aventura em que o ícone do cinema francês Jean-Paul Belmondo visita os mais belos pontos da cidade em belas e perigosas cenas. Um filme delicioso, imperdível!

    A Música Segundo Tom Jobim (2012)

    O belo documentário de Nelson Pereira dos Santos tem uma narrativa que se resume a belas imagens de um Rio de Janeiro que não existe mais e à arte de um dos maiores músicos da história do país: Antônio Carlos Jobim, que levou o nome da cidade para todo o mundo com sua "Garota de Ipanema" e seu indiscutível talento.

    Flores Raras (2013)

    A história de amor entre a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires) coincide com momentos históricos no Rio de Janeiro das décadas de 50 e 60, como o surgimento da Bossa Nova, a ascensão dos militares e a inauguração do Aterro do Flamengo.

    A Caminho do Rio (1947)

    Considerado um dos maiores cantores populares do século XX, Bing Crosby filmou o quinto filme da franquia Road to no Rio. A comédia foi um dos maiores sucessos da cinessérie. Numa cena emblemática, Bob Hope homenageia (e se veste como) uma das cantoras mais icônicas do Brasil: Carmen Miranda.

    E aí... Comeu? (2012)

    A primeira comédia verdadeiramente romântica do ponto de vista masculino? Há controvérsias, mas ninguém discute que o filme apresenta um dos principais patrimônios do Rio de Janeiro: seu estilo de vida. E é impossível não perceber em Marcos Palmeira um típico cidadão carioca.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top