Minha conta
    Diretor brasileiro quer “reinventar” comédia no país com sátira política

    Bruno Safadi finaliza O Prefeito, longa protagonizado por Nizo Neto, filho de Chico Anysio, filmado nos escombros da Perimetral.

    zoomphotoevideo.com.br

    Esqueça O Candidato Honesto. Com O Prefeito, o jovem diretor carioca Bruno Safadi, 34, pretende “reinventar” a comédia política no Brasil. “Este filme nasce do meu desejo de trazer o humor ácido de volta às nossas telas como forma de pegar uma tendência cinematográfica que anda em voga no país, a comédia, só que associada a um estilo televisivo, esteticamente pobre, como forma de reinventá-lo”, declarou o cineasta à Revista de Cinema.

    Protagonizado pelo ator Nizo Netto, filho de Chico Anysio que viveu o personagem nerd de “Escolinha do Professor Raimundo”, O Prefeito conta a história de um administrador público viciado em remédios que sonha em decretar a independência do Rio de Janeiro do restante do Brasil. Com o apoio de aliados interessados em dividir a arrecadação dos impostos – e, de quebra, levar uma rua ou bairro da cidade – ele consegue a façanha.

    Revista de Cinema

    Depois de alcançar a soberania, no entanto, ele passa a desenvolver uma estranha alergia a... pessoas. E passa a ser atormentando por uma visão do além, entrando em contato com uma mulher espectral chamada Alma Errante (Djin Sganzerla), que acaba por se tornar sua conselheira. E o que era para ser um golpe vira um governo revolucionário.

    Em fase de finalização, o longa foi rodado nos escombros da Perimetral – uma das principais vias rodoviárias do Rio, demolida recentemente em uma ação de revitalização da zona portuária da cidade, uma das principais bandeiras do atual prefeito Eduardo Paes. É lá que se passa grande parte da ação do filme, de onde o tal prefeito passa a despachar.

    O Prefeito não é uma comédia à la Riofilme, que parece um stand-up, muito falado, pouco visual. É um trabalho feito por uma equipe de dez pessoas, com poucos diálogos, simulando um diário político do protagonista. É uma tentativa de eu me arriscar em um terreno novo para uma geração tão apolítica como a minha, que nasceu nos anos 1980”, Safadi contou à publicação. Segundo o diretor, que contou com a autorização da Prefeitura do Rio para filmar nos escombros da demolição, “tudo só foi possível em função de um novo momento de reflexão política trazido pelas manifestações de 2013”.

    Mais conhecido por um cinema experimental, Safadi ainda tem previstos os lançamentos de dois outros longas-metragens esse ano, Éden (trailer abaixo) e O Uivo da Gaita, ambos com Leandra Leal.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top