Minha conta
    Morre no Rio Odete Lara, ícone do Cinema Novo

    Uma das grandes atrizes do cinema brasileiro faleceu na manhã de hoje, aos 85 anos.

    Morreu na manhã de hoje, no Rio de Janeiro, a atriz Odete Lara. Uma das grandes musas do cinema brasileiro, a "Deusa loira" nascida em 17 de abril de 1929, em São Paulo, participou de cerca de 40 obras audiovisuais antes de abandonar a vida pública após 22 anos de gloriosa carreira.

    Odete estreou na telona em O Gato de Madame, com Mazzaropi, de 1957. Se despediu com O Princípio do Prazer, no fim da década de 1970. Entre os dois participou de clássicos do cinema nacional como A Rainha Diaba, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, Vai Trabalhar, Vagabundo, Câncer, Noite Vazia, Copacabana Me Engana, Lúcia McCartney, uma Garota de Programa e Boca de Ouro.

    Talentosa, bela e desejada, Odete marcou presença também na televisão, no teatro e na música. Estreou em disco em parceria com Vinicius de Moraes em 1963 e lançou posteriormente mais quatro álbuns de bossa nova e samba-canção.

    Após deixar o cinema, o Rio de Janeiro e a música por volta de 1978, Odete Lara dedicou-se ao budismo e escreveu autobiografias. Em 2001 teve sua vida retratada em Lara, de Ana Maria Magalhães, e em 2011 foi homenageada na mostra "Odete Lara: Atriz de cinema", que exibiu sua filmografia completa no Rio de Janeiro. Entrevistada pelo jornal O Globo na época, declarou:

    "Fico lisonjeada com a homenagem, mas não sei se mereço."

    Mereceu e merece ainda mais.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top