Minha conta
    Tiradentes 2015: ‘Mais do que Eu Possa me Reconhecer’ é eleito o melhor filme

    Longa de Allan Ribeiro (RJ) foi escolhido pelo júri da crítica o melhor da mostra Aurora. Votação popular teve como vencedor documentário sobre a vitória do Atlético Mineiro na Libertadores, O Dia do Galo (MG), de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes.

    Plataforma de lançamento do cinema autoral no Brasil, a Mostra de Cinema de Tiradentes, em sua 18ª edição, premiou o longa-metragem Mais do que Eu Possa me Reconhecer, de Allan Ribeiro (Rio de Janeiro), com o Troféu Barroco de melhor filme do festival. A escolha coube ao júri da crítica, que avaliou sete títulos, selecionados para a mostra Aurora, a principal competitiva do evento, que reúne filmes inéditos de diretores com até dois longas no currículo. A cerimônia de encerramento aconteceu na noite do último sábado, 31 de janeiro, na história cidade mineira.

    O documentário – que sai do festival com R$ 50 mil dados pelo Itamaraty, além de serviços oferecidos por parceiros do evento – lança um olhar não convencional sobre o artista plástico Darel Valença Lins. Os jurados justificaram a escolha “pela originalidade com que é registrado o reiterado espelhamento nas relações entre o cineasta e o pintor, presente na narrativa sobre Rembrandt e seus autorretratos e pela expressão política do corpo atravessado pelo tempo e pela história”. No formato curta-metragem, Estátua! (SP), de Gabriela Amaral Almeida, levou a melhor.

    Leo Lara/Universo Producao

    A voz do povo gritou gol

    Leo Lara/Universo Producao

    Já a voz do povo considerou como melhor longa-metragem O Dia do Galo (MG), de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes. Filmado em um dia, o documentário acompanha dez torcedores do Atlético Mineiro no estádio do Mineirão, em 2013, quando o clube foi campeão da Copa Libertadores da América. Entre os curtas, De Castigo (SP), de Helena Ungaretti, venceu a disputa do júri popular.

    A lista completa dos premiados da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes você confere abaixo:

    LONGA MOSTRA AURORA - JÚRI DA CRÍTICA

    Mais do que eu possa me reconhecer, de Allan Ribeiro (RJ)

    CURTA MOSTRA FOCO - JÚRI DA CRÍTICA

    Estátua!, de Gabriela Amaral Almeida (SP)

    LONGA - JÚRI POPULAR

    O Dia do Galo, de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes (MG)

    CURTA - JÚRI POPULAR:

    De Castigo, de Helena Ungaretti (SP)

    LONGA MOSTRA TRANSIÇÕES - JÚRI JOVEM

    O tempo não existe no lugar em que estamos, de Dellani Lima (MG)

    AQUISIÇÃO CANAL BRASIL - CURTA MOSTRA FOCO

    Outubro Acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top