Minha conta
    Morre aos 104 anos Luise Rainer, primeira atriz a conquistar duas estatuetas do Oscar seguidas

    Atriz da Era de Ouro de Hollywood brilhou em Ziegfeld – O Criador de Estrelas e Terra dos Deuses.

    Jiri Rezac

    Primeira de cinco atores a receber uma estatueta do Oscar por dois anos seguidos, Luise Rainer faleceu aos 104 anos. A notícia foi dada por sua filha, Francesca Knittel-Bowyer, que revelou que a mãe morreu em sua casa, em Londres, em decorrência de uma pneumonia.

    Nascida na Alemanha, no dia 12 de janeiro de 1910, Rainer era uma representante da chamada Era de Ouro de Hollywood, tendo alcançado sucesso durante a década de 30. Após atuar em algumas produções no país-natal, ela se muda para os Estados Unidos. Em 1935, atua em Flirt, de Robert Z. Leonard, mas a consagração viria apenas no ano seguinte. Na pele da esposa de um importante empresário teatral, a atriz brilha em Ziegfeld – O Criador de Estrelas, também de Z. Leonard. O longa conquista três prêmios da Academia, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, para Rainer.

    Em 1937, Luise volta a brilhar em Terra dos Deuses, de Sidney Franklin, e leva seu segundo Oscar para casa. A carreira da atriz não duraria muito além disso. Ela chegou a dizer que vencer dois Oscars não foi uma boa coisa para ela, que começou a ser vista como mercadoria, como um objeto de posse do estúdio. Ao ser proibida de atuar em Madame Curie, indicado a sete estatuetas em 1944, e perder o papel de Por Quem os Sinos Dobram para Ingrid Bergman, Rainer bateu de frente com Louis B. Mayer, chefão da MGM, e acabou rompendo seu contrato com a companhia. Como uma espécie de punição, não conseguiu muitos outros papéis em Hollywood.

    Seu último grande trabalho havia sido Reféns (1943), de Frank Tuttle. Depois disso, praticamente sumiu do mapa. Fez pequenas participações em séries e telefilmes ao longo dos anos. Em 97, fez uma ponta em The Gambler, ao lado de Michael Gambon e Dominic West.

    Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Jason Robards e Tom Hanks foram os outros atores a conquistar duas estatuetas seguidas. Luise Rainer possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6300 Hollywood Boulevard.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top