Minha conta
    People's Choice Awards: Conversamos com os responsáveis pela primeira premiação da temporada

    O AdoroCinema falou com Fred O. Nelson e Jane Mun, realizadores da cerimônia que valoriza o voto popular e que acontece no próximo dia 7 de janeiro.

    No próximo dia 7 de janeiro, acontece o People's Choice Awards 2015, que abre a temporada de premiações transmitidas no Brasil. A Warner Channel será a responsável pela exibição da 41ª edição do prêmio.

    O presidente do People's Choice Awards, Fred O. Nelson, e a showrunner da premiação, Jane Mun, se reuniram no final do mês passado para uma conferência por telefone com jornalistas da América Latina. O AdoroCinema foi o único veículo brasileiro a participar da conversa. Abaixo, você confere o melhor do bate-papo.

    DIFERENCIAL

    "Somos a primeira premiação da temporada. O que torna a nossa cerimônia única é o fato que estamos diretamente ligados aos fãs. Costumamos premiar aqueles filmes, séries e artistas que são mais populares e mais amados pelos fãs. As outras premiações, que são ótimas, normalmente são decididas através de academias, grupos de críticos ou sindicatos. Eles tentem a escolher opções mais artísticas. Nós favorecemos aquilo que é popular. Por isso, os artistas comparecem, porque eles querem agradecer aos fãs", destacou Fred O. Nelson.

    PREPARAÇÃO

    AdoroCinema quis saber dos executivos como funciona a produção de uma cerimônia como esta. Como presidente, O. Nelson destacou que trabalha o ano inteiro no evento, lidando com o desenvolvimento do site e o contato com patrocinadores. Já Jane Mun, como produtora executiva, possui vários projetos ao longo do ano e entra para a cerimônia faltando cerca de seis meses para a premiação. "Geralmente, seis meses antes nós definimos o local da cerimônia. Estamos há seis anos no Nokia Theater e amamos lá. Também começamos a pensar nos apresentadores. Chamamos novos ou convidamos os do ano anterior? Faltando cinco meses começamos a falar sobre as performances musicais. Depois, já com a lista de indicados, olhamos o cenário de estrelas de TV, cinema e música para definir as personalidades que iram entregar os prêmios", destacou a showrunner

    APRESENTADORAS

    A cerimônia de 2015 contará com a apresentação de Anna Faris e Allison Janney, protagonistas da série Mom. Sobre a escolha, Jane afirmou: "Somos um show ao vivo. Adoramos celebridades que tenham talento cômico e uma boa presença no palco. A Allison Janney é uma estrela de TV, de cinema e que tem todo um passado nos palcos da Broadway. Ela é incrível. Já a Anna Faris, que conhecemos de Todo Mundo em Pânico e A Casa das Coelhinhas, é uma comediante muito divertida. Adoramos ter comediantes no nosso palco. Elas estrelam a série Mom, que passa na CBS (nos Estados Unidos). Como é o canal que transmite a premiação, também procuramos atores que já estivessem na grade. Chamamos elas e ficamos surpresos de terem aceitado, pois são atrizes muito ocupadas. Agora, estamos de mãos dadas com elas e vamos criar uma cerimônia que faça justiça aos seus talentos. Com Tina Fey e Amy Poehler no Globo de Ouro, a ideia de duas mulheres apresentando uma premiação tem funcionado bem. Ano passado, tivemos Kat Dennings e Beth Behrs, de 2 Broke Girls, que foram adoráveis. Os fãs adoraram, então pensamos em pegar não apenas garotas, mas mulheres."

    Curiosamente, o AdoroCinema entrevistou Anna Faris e Allison Janney recentemente em Londres, à convite da Warner Channel. Leia nossa entrevista com as atrizes de Mom!

    REDES SOCIAIS

    Esta é a 41ª edição do People's Choice Awards, o que significa que a premiação está aí desde antes da propagação da internet e das mídias sociais. Questionado pelo AdoroCinema, Fred O. Nelson falou sobre a importância que as redes sociais ganharam nos últimos anos: "A votação passou a ser online em 2005. Então, tem dez anos que os fãs podem votar pela internet. Mas foi apenas nos últimos anos que as mídias sociais decolaram e passaram a influenciar as indicações e os ganhadores. Isso está funcionando de duas forma. Fãs estão usando as redes para pedir votos para os seus favoritos. E o fenômeno mais interessante é que as próprias celebridades estão indo para o Twitter e dizendo 'ei, eu estou concorrendo a um People's Choice Awards. Vote em mim'."

    Jane completou: "Acho que, no passado, muita gente não ligava e pensava que não valia a pena implorar por um voto, que seria algo muito pequeno. Mas, hoje em dia, muitos tem orgulho de estar concorrendo e acabam incentivando os fãs a votar."

    ESCOLHA DOS INDICADOS

    "Tudo é baseado na popularidade. Começamos fazendo uma pesquisa para ver os índices de audiência e conhecer as séries mais populares. Olhamos as vendas das músicas e as bilheterias dos filmes. Também assinamos um serviço chamado E-Score Celebrity, que mede a popularidade de celebridades diante dos fãs. Pegamos todos estes dados e definimos os candidatos elegíveis para cada categoria. Neste momento, temos 12 indicados para cada categoria, de cinema, música e TV. Jogamos as listas na internet e o público escolhe os cinco favoritos", diz Fred.

    Confira a lista completa de indicados!

    IMPORTÂNCIA DAS FRANQUIAS

    Crepúsculo, Jogos Vorazes, Divergente... Nos últimos anos, as franquias têm feito bastante sucesso na premiação. Perguntado pelo AdoroCinema, Fred falou um pouco sobre isso: "Franquias cinematográficas, especialmente aquelas que surgem de uma série literária de sucesso, possuem muitos fãs. E eles são muito ativos. Crepúsculo ganhou vários prêmios. Com Jogos Vorazes foi a mesma coisa. Acho que fomos os primeiros a premiar a Jennifer Lawrence. E Divergente está concorrendo em várias categorias este ano. Harry Potter, O Senhor dos Anéis... Franquias com muitos fãs acabam causando um grande impacto na premiação."

    SONY LEAKS

    O ataque de hackers à Sony e toda polêmica envolvendo a comédia A Entrevista também foi tema da conversa. Questionado se o caso poderia afetar a temporada de premiações, Fred destacou: "Ainda é cedo para dizer. Tivemos algumas respostas bem interessantes com tudo que aconteceu com a distribuição deste filme. Mas ainda é cedo." Jane completou: "Na verdade, acho que ainda estamos todos em choque."

    CONCORRENTES?

    Fred O. Nelson afirmou que não vê as outras premiações como concorrentes. "O bom é que nenhuma das premiações acontece na mesma noite. Não disputamos diretamente pela audiência. Sou um grande fã de todas as premiações. Amo o Oscar, o Globo de Ouro, o SAG, o VMA. Só competimos, de certa forma, na escolha das atrações musicais. Como somos os primeiros da temporada, acabamos escolhendo quem a gente quer que toque."

    INFLUÊNCIA LATINA

    "Somos uma premiação norte-americana, focada na programação dos Estados Unidos, mas como temos uma votação online, qualquer pessoa no mundo pode votar no seu programa, filme ou artista preferido. Temos um grande número de votos vindo de fora, em especial da América Latina", disse Fred.

    FILMES FAVORITOS

    Questionados sobre seus filmes preferidos no ano, os executivos fugiram um pouco do universo das franquias que dominam o People's Choice e elegeram dois longas cotados para o Oscar 2015. Fred ficou com Boyhood - Da Infância à Juventude, enquanto que Jane optou por Birdman.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Shailene Woodley lidera indicações ao People's Choice Awards; veja lista completa de indicados
    Comentários
    Back to Top