Minha conta
    "Eu sei que há muito preconceito": Diretor de Birdman comenta esnobada do Oscar

    Trilha sonora do filme de Alejandro González Iñárritu ficou de fora da lista de pré-indicados ao Oscar 2015. Academia alega que o filme não pode concorrer na categoria porque usa músicas pré-existentes de compositores clássicos.

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na semana passada a lista de trilhas sonoras originais que permanecem na disputa por uma indicação ao Oscar na categoria. Dentre os 114 pré-indicados, destacou-se a a ausência da trilha sonora de Birdman, de Alejandro González Iñárritu.

    A trilha sonora vanguardista do ousado filme foi composta pelo baterista de jazz Antonio Sanchez. O grande diferencial da obra é que o músico mexicano compôs a trilha usando apenas a bateria, exceto alguns curtíssimos momentos em que o instrumento é acompanhado de orquestração. 

    De acordo com a Academia, Birdman inelegível na categoria melhor trilha sonora porque usa composições de outros músicos, como Tchaikovsky e Rachmaninov. Os produtores do filme tentaram recorrer, mas a Academia recusou os argumentos, reafirmando sua posição. "Trilhas diluídas pelo uso de temas pré-existentes, diminuidas em impacto pelo predominante uso de canções, ou assinadas por mais de um compositor não serão elegíveis", diz o regulamento do comitê musical da Academa 

    Entretanto, Alejandro Iñárritu acha que houve preconceito conta o trabalho prioritariamente percussivo de Sanchez. "A bateria é, para mim, a batida do coração dos atores. Eu acho que a bateria é um instrumento que não foi muito explorado no cinema. Acho ela tão eficiente quanto a guitarra ou o piano", avaliou o diretor. O cineasta não poupou críticas ao parecer da Academia sobre o assunto. "É uma decisão injusta. É óbvio que a trilha sonora de Antonio representa mais 50% das músicas usadas no filme [um dos critérios para ser elegível]. Isso é um fato. Eu sei que há muito preconceito quando se debate se a bateria tem ou não melodia. Este cara [Antonio Sanchez] estudou música por sete anos em Berklee [uma das melhores, senão a melhor, faculdade de música do mundo]. Ele é um baterista profissional há 30 anos", defendeu Iñárritu. "O filme não seria o mesmo sem a bateria de Antonio. Não considerar isso é dizer 'a bateria não é importante, nós não consideramos isso uma composição musical'. Se eles realmente desclassificarem a trilha sonora  será um grande erro. Será escandaloso", afirmou o diretor. (Ouça a trilha sonora do filme abaixo)

    Birdman traz Michael Keaton no papel do ator Riggan Thomson, que fez muito sucesso interpretando um super-herói, mas agora vê seus dias de glória num passado cada vez mais distante. Porém, ele planeja um retorno triunfal ao mundo da arte dirigindo, roteirizando e estrelando uma peça da Broadway. "Repleto de diálogos sarcásticos e um elenco coeso muito competente, com destaque maior para os olhares reveladores de Emma Stone e Naomi Watts, Birdman é um filme lúdico que diz muito sobre o mundo atual, onde a fama é algo a ser conquistado a todo custo e a palavra perde cada vez mais espaço para a beleza de imagens vazias. Trata-se de um filme absolutamente crítico: a Hollywood, a Broadway, ao modus operandi do ramo do entretenimento, nos Estados Unidos e também em vários países (o Brasil inclusive), sem deixar de cutucar também a própria crítica profissional neste gigantesco mecanismo inflado pelo ego", diz a crítica do AdoroCinema, que deu a nota máxima para o filme. 

    Indicado a 7 prêmios no Globo de Ouro 2015, Birdman estreia no Brasil no dia 22 de janeiro de 2015.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top