Minha conta
    Enquete da Semana: O que você acha da resolução da Ancine que limita os lançamentos a 35% das salas do país?

    Agência Nacional do Cinema entrou em acordo com exibidores e distribuidores nesta semana.

    Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 estreou há exato um mês já batendo recorde. Entrando em cartaz em1400 salas, o filme teve o maior lançamento da história do país: 1310 das 2800 que o Brasil possui no total, ou seja, Jogos Vorazes em quase 47% do circuito. E os outros lançamentos? E o público que gostaria de ver outra coisa? Entendendo a prática como "predatória", a Agência Nacional do Cinema decidiu agir.

    Após reunião com exibidores e distribuidores foi estabelecido um limite, conforme foi divulgado em comunicado:

    "Nos complexos com 3 a 6 salas, um mesmo filme poderá ser exibido em até duas salas; nos complexos de 7 e 8 salas, o limite é de 2,5 salas; para os complexos que possuam entre 9 e 11 salas, um mesmo filme pode ocupar até 3 delas; em complexos de 12 a 14 salas, até 4 poderão ser ocupadas por um mesmo título; e os complexos entre 15 e 18 salas podem exibir um mesmo longa-metragem em até 5 de suas salas."

    Cada filme agora poderá ocupar no máximo 35% das salas de cinema do país, 5% a mais do que a ideia inicial da Ancine, que era 30%. Para efeito de comparação, nos EUA os lançamentos não passam de 10%, na França de 15% e no México chegam até 20%. A Esperança não foi o primeiro caso, apenas a gota d'água. Recentemente títulos como O Hobbit: A Batalha dos Cinco ExércitosRio 2, Homem de Ferro 3, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 e A Era do Gelo 4 também atingiram quase 50% do total de telas do país. Segundo Manoel Rangel, presidente da Ancine, o objetivo da medida é "garantir a diversidade de títulos e preservar a liberdade de escolha do público".

    A medida entra em vigor no dia 1º de janeiro. Qual sua opinião? Comente.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Circuito recorde para a estreia de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 no Brasil
    • Fim dos megalançamentos: Ancine quer proibir filmes ocupando mais de 30% das salas de cinema
    • Nenhum filme poderá ocupar mais de 35% das salas de cinema do Brasil, define Ancine
    Comentários
    Back to Top