Minha conta
    Exclusivo: Entrevista com Richard Armitage, o Thorin da série O Hobbit

    Conversamos com o líder dos anões na segunda trilogia dirigida por Peter Jackson sobre o universo criado por J.R.R. Tolkien.

    Não foi à toa que a curiosidade dos fãs se voltou para Richard Armitage tão logo foi anunciado no elenco de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Afinal de contas, coube ao ator um dos principais personagens desta nova trilogia: Thorin, o líder dos anões. De passagem por São Paulo para participar da Comic-Con Experience, onde A Batalha dos Cinco Exércitos foi exibido, o ator conversou com o AdoroCinema e pôde falar sobre sua experiência nesta nova empreitada do diretor Peter Jackson. Confira logo abaixo os principais destaques!

    VERSÃO REDUZIDA

    Com 1,89m, Richard Armitage passou pelo conhecido processo de diminuição através dos efeitos especiais para que tivesse a altura adequada a um anão. "Era sempre uma surpresa nos ver pequenos no filme", comentou. "Ainda mais porque utilizava um suporte no sapato, o que me deixava ainda mais alto. O computador fazia os ajustes de escala, há muita tecnologia envolvida. Mas às vezes era difícil ter que atuar olhando para o peito de Ian McKellen."

    INTENSO TREINAMENTO

    Devido à intensidade física exigida nas cenas de Thorin, Richard Armitage teve que iniciar os treinamentos cerca de seis meses antes do início das filmagens de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. "A transformação física foi interessante, pois Thorin é bem mais musculoso do que eu, que sou um cara magro. Esta mudança foi um grande desafio, muito difícil e exaustiva. Foram oito semanas de trabalho só com as armas e utensílios dos anões e um ano treinando após a decisão em fazer três filmes", disse o ator. "Era como treinar para uma maratona, sem saber quantos quilômetros correria."

    MAIS UM FILME

    Inicialmente o livro "O Hobbit" seria adaptado apenas em dois filmes, mas após o lançamento de Uma Jornada Inesperada o diretor Peter Jackson resolveu dividir a história do segundo em dois filmes. Assim nasceu A Desolação de Smaug e A Batalha dos Cinco Exércitos, antes reunidos em Lá e de Volta Outra Vez. "Como atores, sabíamos que havia material demais sendo rodado para ser incluído em apenas dois filmes, mas imaginávamos que seria utilizado em alguma versão estendida ou simplesmente fosse deixado de lado na edição. Diante disso, não fiquei surpreso quando Peter disse que achava necessário fazer três filmes", disse o ator.

    "A grande dificuldade foi encontrar qual seria o final de A Desolação de Smaug, já que o desfecho do terceiro filme era muito óbvio. Tivemos que rodar algumas cenas extras devido a esta mudança, é claro. Uma delas foi a sequência em que Bilbo e Thorin se reencontram e acertam suas diferenças. Amo esta cena e ela só existe devido à esta decisão em fazer três filmes."

    A MUDANÇA DE THORIN

    Em A Batalha dos Cinco Exércitos, Thorin é acometido pelo mal do ouro e, com isso, passa por uma grande mudança psicológica. "Foi muito empolgante, era o que queria fazer. Foi uma descida lenta nos demais filmes e no terceiro ele despenca. Nem ele se reconhecia mais."

    E SE FOSSE OUTRO PERSONAGEM?

    Questionado sobre qual personagem criado por Tolkien gostaria de interpretar, caso não fosse Thorin, Richard Armitage não titubeou. "Tenho fascínio em saber o que seria interpretar Gandalf. Há algo de um homem de idade sábio com espírito de criança, pelo modo como Tolkien o descreve... Ian McKellen o interpretou brilhantemente. Ele é um dos personagens mais fascinantes, para mim."

    Richard ainda revelou que, inicialmente não seria Thorin. "Não estava disponível para um período de filmagens tão extenso, então conversamos sobre interpretar Bard. Mas eles me queriam para ser Thorin e assim acabou sendo."

    ELO EMOCIONAL COM OS ANÕES

    Quando as filmagens de O Senhor dos Anéis chegaram ao fim, os atores que integraram a irmandade do anel tatuaram o número nove em élfico, em alguma parte do corpo. Richard contou que Ken Stott, intérprete de Balin, foi terminantemente contra qualquer tipo de tatuagem. "Cada um de nós tem um anel de ouro, onde está escrito o nome do anão que interpretamos. Segundo Tolkien, os anões têm nomes secretos, então quisemos manter este espírito."

    UMA LONGA JORNADA

    Após quase um ano e meio de filmagens para a trilogia, mais um mês e meio para cenas adicionais, é natural que um forte elo tenha se formado em torno do elenco da franquia O Hobbit. "Senti saudades deles no primeiro dia em que as filmagens acabaram", revelou Richard Armitage. "Sou um grande fã dos livros de O Senhor dos Anéis, então foi uma grande satsifação pessoal fazer parte do universo criado por Tolkien. Um sonho que se tornou realidade."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top