Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
"Nós éramos como uma família": Diretor e elenco falam sobre Boyhood - Da Infância à Juventude em vídeo
Por João Vitor Figueira — 14/12/2014 às 06:00
facebook Tweet

"Eles não estão tentando emitir nenhuma grande declaração sobre amadurecimento, são apenas os momentos de suas vidas."

A aclamação da críticaBoyhood - Da Infância à Juventude é praticamente consensual. O longa metragem que está figurando em 9 de cada 10 listas de melhores filmes de 2014 (geralmente no topo dos rankings), foi indicado a quatro prêmios no Globo de Ouro e é uma das grandes apostas para o Oscar 2015. O grande diferencial do filme de Richard Linklater, que fazem do drama familiar uma produção única, foi a maneira como ele foi rodado, durante 12 longos anos, acompanhando o crescimento do ator Ellar Coltrane, que vive o protagonista de Boyhood

Em um vídeo de making of divulgado pela produção do filme, Linklater e o elenco comentam o original processo de produção do drama. "Eu estava fazendo 40 anos de idade, já era um pai de família há uns 8 anos e queria fazer um filme sobre a infância. Eu estava tentando fazer um filme sobre a infância, mas aí surgiu um dilema: 'Qual parte da infância?' A ideia que eu tinha era cobrir toda essa fase", afirmou Linklater, cineasta, roteirista e produtor responsável pela trilogia romântica Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite. "Era isso que eu tinha para expressar sobre crescer. Eu tive essa ideia única e grande de usar o mesmo elenco e filmar um pouquinho a cada ano, completou o diretor, que também disse que trabalhar com a mesma equipe por mais de uma década criou fortes laços emocionais em todos: "Nós éramos como uma família, sabe? Ele [Coltrane] era como o filho que eu nunca tive".

Linklater ainda falou sobre como foi escolhido o ator que interpretaria Mason, centro de toda a trama de Boyhood: "Eu conheci um monte de garotos e Ellar me pareceu o mais pensativo, o mais etéreo. Eu gostei da maneira como a mente dele funcionava. Ele nem sabia ler naquela idade, mas eu gostava da maneira como ele processava as coisas".

No filme, Mason é irmão de Samantha, que é interpretada por Lorelei Linklater, filha de Richard. O making of mostra imagens de arquivo do primeiro ano de produção do filme, em que a pequena Lorelei é perguntada se é divertido ter um "irmãozinho". "Sim, mas eu gosto mais de ser filha única", responde a menina.

A atriz Patricia Arquette, que interpreta a mãe de Mason e Samantha, fala que o processo de familiarização com os jovens atores envolveu até levar as crianças para escola e passar um tempo com elas. Arquette, que acumula elogios por sua performance no filme, ainda revelou como foi seu convite para participar da obra. "Quando Richard me ligou e perguntou 'O que você vai fazer pelos próximos 12 anos?' ele não me falou sobre o meu papel, apenas me falou sobre o conceito do filme. Eu logo respondi: 'Eu quero fazer!'"

O material mostra ainda Ellar Coltrane, no oitavo ano de gravações, avaliando as semelhanças entre ele e o personagem: "As pessoas me perguntam muito sobre isso, mas eu não acredito [que existam muitos paralelos]. Ele é um personagem muito diferente. Certamente existem alguns aspectos em comum como a angústia, drogas, sexo."

Linklater ainda exalta simplicidade do seu filme. "Eles não estão tentando emitir nenhuma grande declaração sobre amadurecimento, são apenas os momentos de suas vidas. Há muito drama ao redor dos personagens, mas é tudo muito balanceado, o que é dramático, o que não é dramático, o que é poético, o que é banal", avalia. "Talvez a vida seja os momentos que estão entre os grandes momentos", filosofou Arquette, complementando a fala do diretor.

facebook Tweet
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Aladdin Trailer Legendado
Tolkien Trailer Legendado
Brightburn - Filho das Trevas Trailer Legendado
A Juíza Trailer (2) Legendado
A Costureira de Sonhos Trailer Legendado
Hellboy Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Pré-Produção
Lucy Hale vai estrelar a adaptação de O Jogo do Amor/Ódio
NOTÍCIAS - Pré-Produção
sexta-feira, 17 de maio de 2019
The Batman: Robert Pattinson é confirmado como o novo intérprete de Bruce Wayne
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quinta-feira, 16 de maio de 2019
Will Smith e Netflix vão transformar Romeu e Julieta num musical de hip-hop
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quinta-feira, 16 de maio de 2019
Marvel já tem planos para os próximos cinco anos, afirma Kevin Feige
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quinta-feira, 16 de maio de 2019
Marvel já tem planos para os próximos cinco anos, afirma Kevin Feige
Bond 25: Daniel Craig deve retornar às filmagens em breve
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quarta-feira, 15 de maio de 2019
Bond 25: Daniel Craig deve retornar às filmagens em breve
Últimas notícias de cinema Pré-Produção
Filmes mais esperados
Filmes mais esperados
Back to Top