Minha conta
    Brasil Comic-Con 2014: Produtor revela curiosidades dos bastidores das séries X-Men e Quarteto Fantástico

    David Gorder foi um dos convidados da edição deste ano do evento.

    Se ao participar da produção de um filme você já toma conhecimento de inúmeros detalhes dos bastidores, imagine de uma série inteira? É o que acontece com David Gorder, um dos produtores da série X-Men desde o primeiro longa-metragem, lançado em 2000. Além de falar sobre os planos para o futuro da saga mutante nas telonas, Gorder trouxe à tona várias curiosidades sobre a série e também sobre Quarteto Fantástico, onde também trabalhou. Confira os principais destaques:

    A ESCOLHA DE HUGH JACKMAN

    Pouca gente se lembra atualmente, mas Hugh Jackman não era a primeira escolha para interpretar Wolverine. Dougray Scott esteve muito perto de ser contratado e apenas não ficou com o papel por causa de Missão Impossível 2, onde interpretou o vilão. Como as filmagens de X-Men já tinham começado e as da nova aventura do agente Ethan Hunt ainda estavam acontecendo, os produtores acharam melhor não contratar Scott, até mesmo por medo que ele sofresse alguma lesão ao rodar as necessárias cenas de ação do novo Missão Impossível.

    Diante disto, a produtora Lauren Schuler-Donner chamou para testes um certo australiano que havia visto em um musical em Londres, chamado "Oklahoma!". Jackman fez um teste ao lado de Anna Paquin e, mesmo sem estar caracterizado como Wolverine, conquistou o diretor Bryan Singer. Este teste está nos extras do DVD X-Men 1.5.

    UNIFORMES ALTERADOS

    Uma das questões mais debatidas quando o primeiro X-Men estava em produção era sobre os uniformes, já que o estilo colorido dos quadrinhos não funcionaria nas telonas. Bryan Singer e sua equipe resolveram usar roupas de couro, que remetiam ao uniforme de soldados e tornavam tudo mais realista. Só que, durante as filmagens, elas rasgavam sempre que era feito algum movimento brusco, algo bastante comum na realização de cenas de ação. Resultado: havia uma costureira sempre presente no sets, a postos para fazer qualquer reparo necessário.

    A "ROUPA" DE MÍSTICA

    Rebecca Romijn e Jennifer Lawrence interpretaram Mística na saga mutante nos cinemas, mas o método utilizado para caracterizá-las foi bem diferente. Rebecca precisava passar por um processo de pintura que durava seis horas, onde ficava inteiramente nua. Após seu corpo literalmente ficar azul, eram coladas as escamas típicas da personagem, feitas de borracha. Para retirar toda esta tinta era outro sacrifício, que levava cerca de duas horas.

    Já JLaw não precisou passar por todo este processo, já que em X-Men: Primeira ClasseX-Men: Dias de um Futuro Esquecido ela vestiu um traje superfino que definia o corpo (e a tonalidade de cor) de sua personagem.

    A MANSÃO XAVIER

    O primeiro X-Men foi rodado na cidade canadense de Toronto, enquanto que X-Men 2 foi rodado em Vancouver. "O motivo principal era que em Toronto fazia muito frio", contou o produtor. Devido à mudança, a casa onde seria a Mansão Xavier também precisou ser alterada. Em X-Men o local escolhido para "representá-la" era um ponto turístico da cidade, o que tornava difícil conseguir a autorização para que o local fosse fechado para as filmagens. Já em Vancouver, a Mansão Xavier era uma universidade de verdade. Como as filmagens aconteceram no verão e os alunos não estavam lá, não houve problemas ao rodar as cenas.

    HOMEM DE GELO

    Antes das filmagens de X-Men 2 terem início, executivos da 20th Century Fox pensaram seriamente em colocar um ator mais conhecido para interpretar o Homem de Gelo, já que o personagem teria uma participação maior na história. Foi Bryan Singer quem bancou a permanência de Shawn Ashmore como o personagem. Ele voltaria ainda em X-Men - O Confronto Final e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

    MERCÚRIO OU FANÁTICO?

    Um dos destaques de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é a participação de Mercúrio (Evan Peters). Só que, por pouco, ele não esteve no filme. A ideia inicial era que o Fanático fosse aproveitado, com o jovem Cain Marko sendo atirado de um avião e destruindo a prisão onde Magneto (Michael Fassbender) estava preso. A proposta não seguiu em frente por dois motivos: os custos, já que uma cena do tipo sairia bem mais cara, e a intenção de Bryan Singer em mostrar um mutante novo, já que o Fanático havia sido visto anteriormente em X-Men Origens: Wolverine. Foi assim que surgiu a ideia de usar Mercúrio, ainda inédito na série mutante.

    A ASCENSAO DE KEVIN FEIGE

    Quando X-Men foi produzido, Kevin Feige era o assessor da produtora Lauren Schuller-Donner. Fanático por quadrinhos, foi ele quem insistiu para que a chefe apostasse em uma versão cinematográfica do supergrupo mutante. Anos mais tarde, Feige foi contratado para ser o manda-chuva da Marvel Studios e, agora, precisa lidar com o fato de não ter em mãos os direitos sobre os mutantes, já que eles foram negociados com a 20th Century Fox em uma transação incentivada por ele mesmo na época.

    QUARTETO FANTÁSTICO

    Ioan Gruffudd, Jessica AlbaChris Evans e Michael Chiklis. A formação de Quarteto Fantástico poderia ser bem diferente, caso a vontade dos produtores tivesse prevalecido. Gorder & cia queriam que Evans fosse o Tocha Humana desde o princípio, mas preferiam que Campbell Scott (O Espetacular Homem-Aranha) fosse o Senhor Fantástico, Rachel McAdams (Diário de uma Paixão) a Mulher-Invisível e Bobby Cannavale (Blue Jasmine) o Coisa. A vontade do estúdio prevaleceu e o resto todo mundo já conhece.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top