Minha conta
    Concurso de Críticas: Conheça o autor do melhor texto sobre Trash - A Esperança Vem do Lixo

    Coprodução entre Brasil e Reino Unido com direção britânica e elenco brasileiro estreou quinta-feira.

    Raphael (Rickson Tevez) encontra uma carteira no lixão em que costuma "garimpar" preciosidades diariamente e sua vida vira uma loucura. Policiais, políticos e até estrangeiros ficam no encalço do garoto, que tenta escapar com a ajuda dos amigos Rato (Gabriel Weinstein) e Gardo (Eduardo Luís). Com direção de Stephen Daldry e roteiro de Richard Curtis, Trash, baseado em um livro de Andy Mulligan poderia ter sido filmado em qualquer lugar. Mas veio parar no Rio, onde ganhou Wagner Moura e Selton Mello no elenco.

    Estreia da última quinta, a parceria Brasil/Reino Unido foi o filme do Concurso de Críticas desta semana. Hora do resultado!

    A autora da crítica escolhida é... Isloany M, que escreveu um texto especial no clima do dia das crianças. Parabéns, Isloany! Para receber o seu prêmio especial entre em contato com a nossa equipe através do e-mail “promocao@adorocinema.com”, colocando no assunto “Concurso de Crítica – (Trash)”.

    ...Vou falar de um filme que assisti ontem e que me deixou com uma sensação de estar implodida, inundada por um sentimento desconhecido. Um buraco que tem que ser preenchido com palavras. Trata-se do filme Trash – A Esperança Vem do Lixo. Gravado no Brasil, de direção estrangeira, com destaque para Selton Mello e Wagner Moura. Mas pra meus olhos o destaque foi para os três atores mirins [...]. De onde não se acredita que pode haver algo além, é justamente daí que a vida pulsante renasce. O grande desafio é vencido pelas crianças, pela infância, lugar onde está todo o nosso “lixo”, tudo o que deveria estar esquecido, mas insiste, persiste. [...] Por isso o filme me tocou tanto. Porque pude ver ali, mais uma vez e sempre, que a infância é o meu lugar. Como diz Mia Couto, “velhos são aqueles que não visitam as suas próprias variadas idades”. Não quero crescer nunca, porque quando a gente cresce o coração fica duro, se corrompe.

    Nota: 5. Leia a crítica completa.

    Na média os leitores do AdoroCinema consideraram o filme “muito bom”. Outros destaques:

    "Trash - A Esperança Vem do Lixo é um bom filme, mas, para se chegar a essa conclusão, ele deve ser entendido como uma fábula. Sim, é um fábula sobre três crianças (três mosqueteiros mirins...) que fazem o que julgam certo, contra tudo e todos. [...] Se não é uma obra-prima, ao menos consegue ser um filme digno, bem longe do "favela-movie" que diretores brasileiros insistem em recriar." - Mário Sérgio V.

    "Stephen Daldry consegue produzir um filme muito bom, porém o mais fraco de todos os seus filmes [...] e o problema não é pelo fato de ter sido produzido no Brasil, ou o elenco, porque todos conseguiram convencer no papel, o problema mesmo ficou na história, onde não há qualquer novidade, surpresa ou emoção." – Barboza Wagner

    "Não esperava muito do filme e me surpreendi. Muito bom! Trama bem amarrada e fez o que muito filme consagrado não faz, fugiu dos clichês (pelo menos da maioria)..." – Vinícius M.

    "O lixão representa, a favela representa, os não-atores representam muito o nosso cenário real de cada dia. Emocionante!" – Juliane D.

    Trash - A Esperança Vem do Lixo continua em cartaz. Leia a crítica do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top