Minha conta
    Festival do Rio 2014: Conheça os grandes vencedores do Prêmio Félix

    Toda Terça-Feira, De Gravata e Unha Vermelha e Xenia são os vencedores do prêmio LGBT. Ganhadores nas categorias documentário e ficção terão exibição extra no CCBB.

    A edição 2014 do Festival do Rio veio para inovar, e inovou. Caiu a tradicional mostra Mundo Gay, e, dentre os 350 filmes apresentados, 44 correspondiam à temática LGBT, dessa vez espalhados por toda a programação, sem distinção. Então, para celebrar os melhores filmes com tal aspecto em comum, foi criado o Prêmio Félix, que conheceu seus primeiros vencedores na noite dessa segunda-feira, 6 de outubro, em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

    Os mestres de cerimônia foram o cineasta Aluízio Abranches e a atriz Júlia Lemmertz. Presidente da comissão julgadora, Wieland Speck anunciou o Prêmio Especial do Júri. Feliz com a sua reeleição, no dia anterior, o deputado federal Jean Wyllys apresentou o Melhor Documentário. O ator Mateus Solano, que interpretou recentemente o famoso personagem que dá nome ao prêmio (que também tem como referência sua origem etmológica, do latim "feliz"), apresentou o grande vencedor de Melhor Ficção.

    Conheça os primeiros vencedores do Prêmio Félix:

    Prêmio Especial do Júri:

    Toda Terça-Feira, de Sophie Hyde (Austrália)

    Melhor Documentário:

    De Gravata e Unha Vermelha, de Miriam Chnaiderman (Brasil)

    Melhor Ficção:

    Xenia, de Panos H. Koutras (Grécia)

    Xenia e De Gravata e Unha Vermelha terão uma exibição extra nessa quarta-feira (8), no CCBB, a partir das 16 horas. A abertura da "maratona LGBT" acontece às 14 horas, com o filme Algo a Romper, exibido na Mostra Expectativa do Festival do Rio.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top