Minha conta
    Os Vingadores na faculdade? Universidade cria curso sobre Universo Cinematográfico da Marvel

    Turma da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, vai estudar a maneira como os filmes se conectam e como isso tem impacto na cultura moderna.

    Já pensou estudar em um lugar onde seu dever de casa é assistir Guardiões da Galáxia? Um lugar onde ter conhecimento sobre quem é Thanos, o que é a HYDRA e onde está o Tesseract são questões importantes? Então você vai gostar de saber que a Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, criou um curso de primavera para estudar o Universo Cinematográfico da Marvel.

    A turma "Media Genres: Media Marvels" pretende "examinar como a série de filmes interconectados da Marvel, seus programas de TV e quadrinhos oferecem importantes percepções sobre a cultura moderna" e como tudo isso se relaciona com mitos heróicos de outras épocas da história, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela instituição de ensino americana.

    O curso será ministrado por Arnold T. Blumberg, do departamento de Artes que vai ajudar os alunos a entenderem as conexões entre os filmes da Marvel Studios e mostrar como uma narrativa tão complexa pode se desenvolver com coerência nos personagens e nos eventos apresentados. "Blumberg diz que seu olhar crítico irá encorajar os estudantes a entender melhor a fixação cultural exercida pelos super-heróis, as ameaças globais ficcionais e outros contos que levaram o ethos dos filmes baseados em quadrinhos para um outro patamar", diz o comunicado à imprensa.

    "Uma das coisas que faremos será mergulhar no impacto de Guardiões da Galáxia, que provou duas coisas: O grande público de cinema não está nem perto de se cansar de filmes de super-heróis e a Marvel Studios pode lançar uma aventura de ficção científica que traz árvores falantes e guaxinins... Eles criaram um universo em que os fãs aceitam completamente issso e estão prontos para mais", disse Blumberg.

    O professor também fez uma análise sobre a narrativa heroica ficcional e o processo de formação moral das audiências que, segundo ele, são coisas intrínsecas: "Toda geração tem um modelo de mitologia midática que serve de estrutura para entreter mas também para educar sobre ética, moralidade, questões de raça, gênero, classe social e aí por diante. Nos últimos anos, Harry Potter e Senhor dos Anéis tiveram essa finalidade para milhões de pessoas. Quando eu era jovem, esse papel era da série Star Wars. Para, essa saga - junto com muitas outras histórias de ficção científica - providenciaram uma exploração essencial da jornada do herói e da luta entre bem e mal, num contexto da cultura popular de massa", avaliou o acadêmico.

    E aí, gostaria de fazer um curso desses? As aulas da disciplina "Media Genres: Media Marvels" começam em março de 2015.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top