Minha conta
    Festival de San Sebastian começa amanhã com cineasta ucraniano preso no júri

    Preso desde maio, Oleg Sentsov admite participação nos protestos contra a anexação da Crimeia, mas alega inocência diante das acusações de terrorismo.

    O Festival de San Sebastián pode não ser tão conhecido do grande público. Que todos saibam, porém, que o mais recente ato político do tradicional evento cinematográfico demonstra sua preocupação com o contexto mundial - e sua última manifestação em prol de um mundo mais justo veio em forma de protesto justo contra uma grande potência mundial.

    O júri oficial de San Sebastián terá como integrante o diretor ucraniano Oleg Sentsov, que não estará presente ao evento. Isso porque o cineasta se encontra preso, em Moscou, por ter participado da onda de protestos que toma a capital de sua terra natal, Kiev, desde o fim de 2013.

    Preso em maio, em sua casa na Crimeira, Sentsov está sendo acusado de ter transportado explosivos e incendiado um prédio público. Segundo o cineasta, seu "ato terrorista" não passou de apoio aos protestos, por ele se declarar contra a anexação da Crimeia à Rússia. O julgamento de Oleg Sentsov está marcado para 11 de outubro.

    O ato abusivo do governo russo gerou manifestações da Academia de Cinema Europeu (da qual participa nomes como Wim WendersMike LeighKen Loach e Pedro Almodóvar), que enviou uma carta aberta ao presidente Vladimir Putin, solicitando segurança no tratamento ao diretor e ativista. Também uma queixa foi apresentada ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

    Assim, acontecerá como em Berlim 2011, quando o festival alemão protestou contra a prisão do cineasta iraniano Jafar Panahi (Isto Não é um Filme) destinando-lhe uma cadeira vazia no júri. O produtor espanhol Fernando Bovaira preside a comissão de San Sebastián, que, além da ausência de Sentsov, terá a presença da atriz alemã Nastassja Kinski, da diretora venezuelana Mariana Rondón, da diretora e quadrinista iraniana Marjane Strapi, do diretor de fotografia alemão Reinhold Vorschneider, do ator romeno Vlad Ivanov e do diretor Eric Khoo, de Cingapura.

    A estreia do Festival de Cinema de San Sebastián acontece na próxima sexta-feira (19), com a exibição do grande vencedor do prêmio Concha de Ouro acontecendo no último dia do evento, no dia 27 de setembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top