Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Scarlett Johansson: Confira os melhores filmes da estrela de Viúva Negra
    Por Bruno Carmelo, com a colaboração de Vitória Pratini — 28 de ago. de 2014 às 15:45
    Atualizado 14 de jul. de 2020 às 20:06
    facebook Tweet

    Papéis em Jojo Rabbit e História de um Casamento renderam ainda mais aclamação para a atriz.

    Com a estreia de Viúva Negra se aproximando, fica difícil não reconhecer Scarlett Johansson como uma das principais atrizes da atualidade. Por ser extremamente versátil, a estrela vem adquirindo respeito em diversos gêneros do cinema.

    O resultado de tanto esforço ficou evidente quando ela se tornou a oitava mulher na história a conseguir indicações de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante na mesma edição do Oscar. De dramas familiares à produções blockbusters da Marvel, Scarlett continua se mantendo relevante em todos os seus projetos.

    Por isso, o AdoroCinema decidiu preparar um ranking com os melhores filmes dela. Já avisamos que a tarefa não foi nada fácil. Veja a seguir:

    17 - O Diário de uma Babá (2006)

    Antes de se tornarem a Viúva Negra e o Capitão América, Scarlett Johansson e Chris Evans levavam uma vida menos glamourosa nesta comédia romântica. Ela interpreta uma babá, vítima de duas crianças malcriadas e da mãe autoritária das duas pestinhas. Ele aparece como o vizinho bondoso, que enxerga potencial na moça e tenta fazer com que ela desista dessa carreira. O Diário de uma Babá é simples e tem lá seus clichês, mas conquistou diversos fãs na época em que os dois protagonistas ainda não eram as estrelas que se tornaram alguns anos mais tarde.

    16 - Sob a Pele (2013)

    No papel, a ideia não parecia nada boa. Uma alienígena que percorre as ruas da Escócia seduzindo e destruindo homens? Pois a corajosa Scarlett Johansson aceitou o desafio e participou da estranha filmagem comandada por Jonathan Glazer. As imagens contêm cenas de nu frontal, mas o que realmente chamou a atenção foi a composição comovente da atriz para a personagem. Confira a crítica do AdoroCinema.

    15 - A Ilha (2004)

    Esta história se passa no futuro, quando os seres humanos são clonados para terem uma reserva de órgãos e partes do corpo, caso desenvolvam problemas de saúde. Ewan McGregor descobre essa dura realidade quando o seu amigo é morto pelo sistema, e logo tenta impedir que Scarlett Johansson sofra o mesmo destino. Os críticos torceram o nariz para as imagens sempre frenéticas do diretor Michael Bay, mas muitos fãs de ficção científica se identificaram com a mensagem do filme.

    14 - Dália Negra (2006)

    Um verdadeiro filme noir dos anos 2000. Em Dália Negra, o diretor Brian de Palma tentou atualizar o gênero repleto de homens perigosos, mulheres fatais e corrupção por todos os lados. Scarlett Johansson tem um papel pequeno na história, como a namorada do investigador Lee Blanchart, que deve lidar com a obsessão do namorado pela garota morta.

    13 - A Outra (2008)

    Scarlett Johansson capricha no sotaque britânico e no olhar de inocente neste drama de época, dirigido por Justin Chadwick. Ela interpreta Mary Boleyn, garota que recebe a tarefa ingrata de seduzir o rei da Inglaterra (Eric Bana), para melhorar a situação de sua família. Mas a ambiciosa e manipuladora irmã Anne (Natalie Portman) quer ser a primeira a conquistar o coração e a cama do rei. Surge uma grande rivalidade entre as duas, que ultrapassa os laços familiares.

    12 - O Grande Truque (2006)

    Falando em filmes de época e em grandes rivalidades, esta história se passa no século XIX, quando dois grandes mágicos competem pela criação do truque mais impressionante. Alfred (Christian Bale) e Robert (Hugh Jackman) acabam sabotando os números um do outro, até a disputa se tornar uma perigosa obsessão. A direção é de Christopher Nolan, de A Origem e da trilogia Cavaleiro das Trevas

    11 - Ghost World - Aprendendo a Viver (2001)

    Em 2001, a adolescente Scarlett Johansson já participava de uma adaptação dos quadrinhos neste filme cult sobre duas amigas que devem lidar com a chatice da vida adulta. As duas saem da escola cheia de expectativas, mas encontram apenas rapazes pouco interessantes e empregos mal remunerados... Thora Birch tem o papel de destaque como a insolente Enid, mas Johansson já mostra o seu talento no papel de Rebecca.

    10 - O Homem Que Não Estava Lá (2001)

    A propósito da jovem Scarlett Johansson, a atriz teve uma grande oportunidade em sua carreira aos 17 anos, quando foi dirigida pelos talentosos irmãos Coen. Birdy, sua personagem neste drama, aparece pouco durante o filme, mas as suas ações são decisivas na trajetória de Ed Crane, barbeiro que se envolve em um assassinato. Johansson já demonstra a mistura de delicadeza e sedução que se tornaram a sua marca registrada anos mais tarde.

    9 - Moça com Brinco de Pérola (2003)

    Neste drama de época, Scarlett Johansson combina mais uma vez a sedução e a ingenuidade para compor a personagem Griet, uma camponesa empregada na casa do famoso pintor Johannes Vermeer. Embora seja tímida, ela acaba despertando a atenção do mestre, que faz dela a musa de seus mais famosos quadros. As imagens são lindas, reproduzindo a iluminação das pinturas de Vermeer, e o filme acabou despertando a atenção da academia americana, recebendo três indicações ao Oscar.

    8 - Vicky Cristina Barcelona (2008)

    Durante alguns anos, Scarlett Johansson foi a musa de Woody Allen, trabalhando em três filmes do diretor. Talvez o mais famoso dele tenha sido esta comédia dramática, passada na Espanha. Na trama, Cristina (Johansson) é uma garota impulsiva e espirituosa, que cai no charme do pintor Juan Antonio (Javier Bardem). O problema é que sua grande amiga Vicky (Rebecca Hall) também está interessada no artista, e ele mesmo ainda tem problemas com a ex-esposa possessiva (Penélope Cruz). O filme é leve e tem várias cenas que surpreenderam os espectadores, como o beijo entre Johansson e Penélope Cruz.

    7 - Ponto Final - Match Point (2005)

    Ainda com Woody Allen, Scarlett Johansson se arriscou em terrenos mais sombrios em Ponto Final - Match Point. Como nos melhores filmes do diretor, a trama satiriza os ricos, representados pelo tenista profissional Chris (Jonathan Rhys Meyers). Ele está prestes a se casar com uma mulher igualmente rica, mas começa a ter um caso com a possessiva Nola (Johansson). Desta vez, nada de inocência: a atriz está bem à vontade no papel da mulher obsessiva e perigosa.

    6 - Capitão América 2 - O Soldado Invernal (2014)

    Como não citar a Viúva Negra? Este é provavelmente o papel mais famoso da carreira de Scarlett Johansson, provando que a atriz pode ser se sair muito bem nas cenas de ação. Este ótimo filme deu grande espaço à personagem, que combate vários homens sozinha, além de ajudar Steve Rogers (Chris Evans) nos momentos mais importantes da trama.

    Viúva Negra: Diretora faz relevação surpreendente sobre o filme

    5. Jojo Rabbit (2019)

    Ao interpretar Rosie em Jojo Rabbit, Scarlett Johansson uniu vulnerabilidade e força no mesmo papel. A mãe do protagonista é uma mulher fiel aos seus valores, e está disposta a enfrentar as piores adversidades para defender o que é certo. Porém, assim como qualquer um de nós, ela também demonstra estar angustiada em relação ao futuro. E para a surpresa de zero pessoas, a atriz conseguiu balancear todos estes aspectos com maestria.

    4 - Vingadores: Ultimato (2019)

    Em Vingadores - Ultimato, Scarlett conquistou o seu maior tempo de tela como Viúva Negra. O seu arco na história é essencial para a resolução dos problemas, e ao mesmo tempo, triste para os fãs da personagem. Entretanto, é revigorante assistir a atriz dominar complexas sequências de ação,sempre demonstrando confiança, entusiasmo e uma qualidade de estrela que nos deixa presos à história.

    Vingadores: Quais são os próximos projetos do elenco fora da Marvel?

    3 - Encontros e Desencontros (2003)

    Este é um filme lindíssimo, provavelmente o melhor da diretora Sofia Coppola, e um dos melhores da carreira de Scarlett Johansson. A história mostra dois solitários no Japão: Charlotte (Johansson), a esposa de um fotógrafo, e o ator Bob Harris (Bill Murray), que viaja para fazer uma propaganda de uísque. A solidão da cidade grande é retratada com riqueza de detalhes, e a amizade entre os personagens é de uma delicadeza incrível. Um desses filmes para não tirar da cabeça tão cedo.

    2 - Ela (2013)

    Como assim, o segundo melhor filme de Scarlett Johansson é uma história em que ela não aparece? Pois é. Mas este não é um problema, pelo contrário: a atriz prova que é capaz de construir uma personagem comovente e complexa apenas com a sua voz tão característica. Ela interpreta um sistema operacional inteligente, apelidado de Samantha, que se relaciona com o solitário Theodore (Joaquin Phoenix). Esse namoro entre o homem e uma máquina é mais real do que muitas comédias românticas por aí, e também uma das obras mais sensíveis dos últimos anos. Com este filme, Johansson provou que é capaz de interpretar os personagens mais inusitados no cinema.

    1 - História de um Casamento (2020)

    Nicole é um personagem repleto de nuances, e são em pequenos detalhes que percebemos o seu sofrimento. Logo nos primeiros minutos de exibição, descobrimos o quanto a ruína de sua rotina com Charlie (Adam Driver) lhe traz melancolia.

    Entretanto, com o passar do tempo, percebemos que o fim da relação provoca autodescoberta em Nicole. Ela aprende que se anulou durante anos, e colocou os próprios desejos em segundo plano. Agora, é hora de abraçar a si mesma. Mas assim como na vida, nossa trajetória não para enquanto nos redescobrimos. Normalmente, as epifanias ocorrem durante o caos, e precisamos literalmente equilibrar os pratos.

    Parece complexo, e realmente é. Porém, a nossa Scarlett conseguiu simular todas essas experiências puramente humanas, e como resultado, foi indicada ao Oscar pelo melhor papel de sua carreira, se reafirmando como uma das melhores atrizes da atualidade.

    20 curiosidades sobre Scarlett Johansson

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Etiene Cristina
      A Ilha em 13° ?! Deveria estar entre um dos primeiros. Sem dúvida nenhuma.
    • bjames
      Concordo com vc Mulher Maravilha, ela é linda e isso é inegável, mas dai a ser uma das melhores atrizes...ela não está no patamar de Cate Blanchett, Sandra Bullock, Meryl Streep, Eva Gree, Marion Cotillard, Charlize Theron, Julia Roberts, entre tantas outras.
    • bjames
      Nossa Cate Blanchett é outro nível de atriz...ela é ótima atriz, bonita, elegante e super talentosa! Ela é uma das poucas verdadeiras atrizes de Hollywood.
    • Olivia
      atriz meia boca como Jessica Alba e outras,eu queria ver uma lista de filmes de atrizes como Cate Blanchett
    • Matheus M.
      o diário de uma babá é de 2008 não 2006 como esta na matéria , e a ilha é de 2005!
    • bjames
      Dos filmes citados, eu gosto mtoooo de O grande truque, A outra, Match Point e Os Vingadores.Acho que faltou Compramos um zoológico.
    Mostrar comentários
    Back to Top