Minha conta
    Ministério da Cultura inicia processo de seleção para escolher o longa que irá representar o Brasil na corrida do Oscar

    Secretaria do Audiovisual abriu as inscrições quinta-feira. Título escolhido será anunciado dia 18 de setembro.

    Começou!

    A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura abriu as inscrições para longa-metragens interessados em concorrer à indicação brasileira ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira do Oscar 2015. Produtores têm até o dia 10 de setembro para submeterem seus filmes. O requisito é que a obra tenha sido exibida comercialmente pela primeira vez no Brasil por, no mínimo, sete dias consecutivos entre 1º de outubro de 2013 e 30 de setembro de 2014 - ou seja, filmes ainda inéditos também podem concorrer. Entre alguns dos títulos que cumprem o requisito e têm boas chances estão Tatuagem, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, O Lobo Atrás da Porta, Serra Pelada, Praia do Futuro, O Menino e o Mundo e Getúlio, por exemplo.

    Uma comissão especial se reunirá no dia 18 de setembro e escolherá o selecionado. Os membros são George Torquato Firmeza, ministro do departamento cultural do Itamaraty; Jeferson De, diretor de Bróder; Luis Erlanger, jornalista; Sylvia Regina Bahiense Naves, coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura; e Orlando de Salles Senna, Presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL).

    Tomada a decisão, o filme submetido terá de passar ainda por uma pré-seleção Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que, depois do corte inicial, anunciará os cinco indicados da categoria no dia 15 de janeiro de 2015. A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para 22 de fevereiro.

    Os indicados recentes do Brasil foram O Som ao Redor (2014), O Palhaço (2013), Tropa de Elite 2 (2012), Lula, o Filho do Brasil (2011), Salve Geral (2010), Última Parada - 174 (2009), O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2008), Cinema, Aspirinas e Urubus (2007), 2 Filhos de Francisco (2006) e Olga (2005). Destes, o que chegou mais longe foi O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, que conseguiu figurar entre os nove semifinalistas da Academia. A última vez que um filme brasileiro foi indicado ao Oscar foi em 1999, com Central do Brasil. Antes, O Que é Isso, Companheiro? ficou entre os cinco em 1998, repetindo o feito de O Quatrilho em 1996 e O Pagador de Promessas em 1962.

    Em 2014 o vencedor da categoria foi o italiano A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top