Minha conta
    Festival Guarnicê 2014: Boas intenções fazem bons filmes?

    A seleção do filme Escolha Seu Caminho surpreendeu o público na última noite da mostra competitiva.

    Nesta sexta-feira, dia 25 de julho, o Festival Guarnicê 2014 apresentou os seus últimos filmes em competição, e o AdoroCinema acompanhou de perto as projeções.

    Entre os curtas-metragens, o destaque ficou por conta de Cine Centímetro, de Dannon Lacerda. A história sobre o desaparecimento dos cinemas de rua, estrelada por Malvino Salvador, pode até tender ao sentimentalismo rumo ao final, mas é bem produzida e dirigida. Duas animações também foram apresentadas: O Menino que Sabia Voar, leitura infantil e ingênua da morte, e o mais ambicioso Dream Catchers, com imagens simples, mas eficazes e assustadoras. Entre os curtas maranhenses, o documentário Patativa - Xiri Meu "Eu Não Dou" lotou a sessão e levou o público às gargalhadas com a personalidade irreverente da artista Patativa, que estava presente na sessão. 

    O último longa-metragem apresentado foi Escolha Seu Caminho, de Alcino Davemport. A trama apresenta dois garotos do bairro carente Anjo da Guarda, em São Luís. Enquanto um deles se dedica aos estudos, o outro passa a trabalhar no tráfico de drogas. O realizador estava presente no Cine Praia Grande, junto de dezenas de atores, discursando com humildade sobre o fato de nunca ter feito cinema antes. Ele afirmou que sequer escreveu um roteiro, e que as gravações ocorreram enquanto os atores amadores trabalhavam em seus empregos externos, durante a pausa para o almoço. De fato, o esforço é notável, e compreende-se que o festival queira dar visibilidade às pequenas produções. Mas o resultado é assustadoramente ruim. Todos os aspectos técnicos são precários, a narrativa é incoerente e moralista.

    Diante dos risos involuntários da plateia, fica a dúvida: por que selecionar este filme na mostra competitiva, sobretudo em um festival em que apenas quatro longas-metragens são escolhidos? É difícil acreditar que não houvesse candidatos melhores para completar a competição oficial. Seria por uma questão política, para valorizar o trabalho de cineastas de classes desfavorecidas? Ou talvez para cumprir uma cota de filmes maranhenses (que são dois, dos quatro selecionados)? O fato é que a presença de Escolha Seu Caminho em competição, ao lado de belos filmes como Mataram Meu Irmão e O Exercício do Caos, prejudica a credibilidade deste festival tradicional. 

    O público, pelo menos, aplaudiu efusivamente, em especial os convidados do diretor. Toda a equipe estava feliz de ser ver na tela grande de um festival de cinema, um privilégio reservado a poucos. É bom que estas histórias estejam representadas no evento, e que o olhar das comunidades pobres possa ser contemplado. Mas colocar esta produção em pé de igualdade com as três outras selecionadas não é muito encorajador para os concorrentes.

    Neste sábado à noite, serão anunciados os vencedores nas categorias de longa e curta-metragem, na cerimônia que determina o fim do 37º Festival Guarnicê de Cinema.

    Críticas dos filmes do festival Guarnicê 2014

    Triunfo - O som contra a imagem

    O Exercício do Caos - Cinema da austeridade

    Mataram Meu Irmão - Construindo o passado

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top