Minha conta
    Comic-Con 2014: Autora de O Doador de Memórias diz que possíveis sequências dependem do sucesso do filme

    Painel realizado nesta quinta trouxe a criadora da série, Lois Lowry, e ainda o elenco do longa-metragem.

    Em Hollywood, mais até do que em qualquer outro lugar, os estúdios seguem à risca a máxima "nada se cria, tudo se copia". Ou seja, se um filme faz sucesso logo vem uma enxurrada de outros títulos de perfil parecido, de forma a pegar carona na recente popularidade. É o que acontece agora com as adaptações de livros que apresentam um futuro alternativo, a chamada distopia. Tudo graças ao sucesso de Jogos Vorazes e Divergente.

    O Doador de Memórias, escrito por Lois Lowry, é um destes casos. Lançado em 1993, durante anos se tentou adaptá-lo para as telonas, sem sucesso. O próprio Jeff Bridges, intérprete do personagem título e que esteve no painel do longa-metragem na Comic-Con, confessou que pretendia dirigi-lo há cerca de 20 anos atrás, com seu pai, o também ator Lloyd Bridges, no papel que interpreta. Foi apenas com o investimento da Walden Media e da The Weinstein Company, impulsionado pelos sucessos recentes, que a versão cinematográfica enfim pôde sair do papel.

    Logo no início do painel foi apresentado um vídeo do diretor Philip Noyce, se desculpando pela ausência devido ao trabalho na pós-produção do longa-metragem. De imediato veio um trailer extendido, que deu uma boa ideia da história. Em uma sociedade onde todos tomam medicamentos e jamais podem mentir, cabe a uma pessoa a tarefa de "armazenar" as emoções das pessoas. A ideia é que, sem ser influenciado pelos sentimentos, cada um possa viver melhor.

    Segundo Bridges, um dos motivos pelos quais a adaptação para o cinema levou tanto tempo foi a polêmica em torno do livro, especialmente o trecho em que o pai de Jonas, interpretado por Alexander Skarsgard (ausente no painel), mata uma criança sem o menor remorso. Outra questão que deu o que falar é o momento em que o personagem principal, Jonas, toma banho com uma mulher mais velha. Vale lembrar que, no livro, o personagem tem apenas 12 anos, enquanto que no filme ele é alguns anos mais velho. Entretanto, Bridges alertou que esta cena foi cortada do filme.

    Questionada sobre uma possível sequência, já que foram publicados mais três livros com os personagens, a autora Lois Lowry disse que ainda é cedo para se pensar nisto. "Tudo dependerá de como este filme irá se comportar em termos financeiros", concluiu. Entretanto, já se sabe que o desfecho do filme é diferente do término do primeiro livro, justamente para dar esta sensação de continuidade. O Doador de Memórias será lançado nos cinemas brasileiros já no próximo dia 14.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top