Minha conta
    Patrocinador chinês processa a Paramount por não cumprimento de acordo em novo Transformers

    Negócio previa a aparição da logo do Parque Nacional Wulong Karst no filme. Acordo foi marcado por atraso de pagamento.

    A franquia Transformers é o maior veículo de patrocínios da Hollywood atual. Quem assistiu ao recente Transfoemers: A Era da Extinção, notou que o filme é uma reunião de teasers comerciais de marcas de todo o mundo. Faz parte do show. Cinema é uma indústria e depende de grana para se manter, e um blockbuster com tamanho faturamento pode ajudar o financiamento e a distribuição de diversos filmes menores. O outro lado desses prós no ponto de vista dos negócios são as críticas que a produção recebe no âmbito criativo. Mas também são muitos os problemas a serem administrados nos bastidores. 

    Quando do lançamento de Transformers 4, a Paramount conseguiu contornar um impasse envolvendo a empresa Pangu Investments. O pessoal do Parque Nacional Wulong Karst, porém, não pretende ceder. Indignado com a violação de contrato, o grupo de turismo já moveu uma ação contra o estúdio e a empresa 1905 Internet Technology, sediada em Pequim. São duas as alegações do Wulong Karst: primeiro, porque a sua logo não aparece no corte final do filme; a outra, porque a edição gera a impressão de que a reserva natural está localizada próxima a Hong Kong, uma irrealidade.

    Wulong reivindica 4 milhões de yuan de prejuízo pelos dias em que o parque teve de permanecer fechado para as filmagens, uma compensação de perda de lucros esperados no valor de 12 milhões de yuan, mais os 4,8 milhões de yuan investidos no acordo, totalizando cerca de 3,36 milhões de dólares - um valor, diga-se, módico diante da maior bilheteria cinematográfica da história na China.

    A Paramount não se pronunciou sobre a questão, mas um executivo da M1905 disse à imprensa local que Wulong atrasou em 5 meses o pagamento pelo acordo com o estúdio, o que teria encurtado o tempo de filmagens no local e gerado desentendimentos com a equipe de produção não-chinesa. Um site governamental chinês relatou há algumas semanas que a Paramount teria oferecido um abatimento de contrato, uma compensação e a garantia de que todos as versões do filme em home video, TV e plataformas digitais iriam exibir a logo do parque. Segundo a M1905, a tentativa de resolver o problema cessou quando o caso foi levado à Justiça.

    Apenas no Brasil, Transformers: A Era da Extinção já acumula cerca de 900 mil espectadores em menos de duas semanas de exibição. Os jovens atores Nicola Peltz e Jack Reynor, intérpretes do casal Tessa e Shane, falaram um pouco sobre a experiência de atuar numa produção dessa magnitude, sobre o diretor Michael Bay e outras curiosidades. Confira a nossa entrevista exclusiva:  

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top