Minha conta
    Diretor de obras polêmicas, Neville D'Almeida ganha retrospectiva em Brasília

    A Dama do Lotação, Os Sete Gatinhos e Rio Babilônia são alguns dos filmes apresentados na mostra que começa hoje no CCBB DF.

    Neville D'Almeida não faz filmes há quase vinte anos, mas está na lista dos diretores recordistas de bilheteria do cinema nacional. Motivo? É dele A Dama do Lotação, que perde apenas para Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tropa de Elite 2 no ranking dos longas brasileiros mais vistos.

    Não tão bem-sucedidos em termos de público, mas igualmente cheios de erotismo, foram dirigidos por ele também Os Sete Gatinhos - adaptação da obra de Nelson Rodrigues, assim como A Dama... - e a versão de 1997 de Navalha na Carne, estrelada por Vera Fischer. Estas e outras obras serão exibidas em Brasília na mostra Neville D'Almeida - Cronista da Beleza e do Caos, que começa hoje no Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília.

    Com curadoria de Mario Abbade, a retrospectiva apresenta 12 longas em 35 mm e mais alguns curtas. Entre os destaques da programação estão o raro Mangue-Bangue, de 1971 - reencontrado recentemente nos arquivos do MoMA -, e Jardim de Guerra, de 1970, que foi censurado pelos militares e nasceu de um argumento de Jorge Mautner.

    Nascido em Belo Horizonte, Neville também é ator e fez parte do elenco de filmes como Fome de Amor, Areias Escaldantes, O General, Luar Sobre Parador e O Bandido da Luz Vermelha. No dia 17 ele participará de um debate com o público da mostra.

    Serviço:

    Neville D'Almeida - Cronista da Beleza e do Caos

    De 02 a 20 de julho, no CCBB Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22)

    Confira a programação completa

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top