Minha conta
    Cannes 2014: A vida do estilista Yves Saint-Laurent é apresentada em novo filme francês

    Outra cinebiografia do ícone do mundo da moda, Yves Saint-Laurent, está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    Volta e meia surgem casos de dois filmes com temática parecida, lançados com poucos meses de diferença. Assim foi com Impacto ProfundoArmageddon ou com Invasão a Casa Branca e O Ataque, por exemplo. Desta vez, quem está no meio desta disputa é o estilista Yves Saint-Laurent, tema de duas cinebiografias.

    A primeira delas, Yves Saint-Laurent, está em cartaz nos cinemas brasileiros já há algumas semanas (leia a crítica do AdoroCinema), enquanto que a mais recente fez sua estreia mundial na exibição para a imprensa do Festival de Cannes, agora pela manhã. A comparação entre os dois filmes é inevitável.

    Por mais que abordem a vida da mesma pessoa, são filmes bem diferentes. Enquanto Yves Sant-Laurent é mais didático, se esforçando em mostrar a ascensão do estilista até a consagração, Saint Laurent opta por captar o cenário da época através de cenas por vezes aleatórias, mas que refletem o espírito dos personagens. Mais autoral, o filme possui uma estrutura narrativa que lembra um pouco o italiano A Grande Beleza, exibido em Cannes no ano passado e vencedor do Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro.

    O grande pecado do longa-metragem é sua duração exagerada, com 135 minutos. Por sinal, este tem sido um problema de vários filmes exibidos em Cannes até o momento. Mr. TurnerWinter Sleep também se estendem além do necessário. Ainda assim, no duelo entre as cinebios de YSL, a versão apresentada no festival é bem superior.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top