Minha conta
    Morre o escritor Gabriel García Márquez, aos 87 anos

    Mestre do realismo fantástico, ele estava com câncer e havia sido internado ainda neste mês.

    por Francisco Russo

    Hoje é um dia triste para todos aqueles que apreciam a literatura, arte que tantas vezes caminha de mãos dadas com o cinema. Faleceu o escritor colombiano Gabriel García Márquez, aos 87 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas sabe-se que o autor estava com câncer e que, ainda neste mês, havia sido internado devido a uma infecção. A informação foi divulgada pelo Twitter do jornal mexicano El País.

    Vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1982, García Márquez foi um dos autores de língua espanhola mais populares da história. O livro "Cem Anos de Solidão", por muitos considerado sua obra-prima, vendeu mais de 50 milhões de cópias e foi publicado em 25 línguas. Apenas a Bíblia teve vendagens superiores à soma de todos os seus romances em língua espanhola.

    Vários dos livros e contos do autor foram adaptados para o cinema, como Ninguém Escreve ao Coronel (1999), O Veneno da Madrugada (2006), O Amor nos Tempos do Cólera (2007), Do Amor e Outros Demônios (2009) e Memórias de Minhas Putas Tristes (2011). O próprio García Márquez chegou a se aventurar na sétima arte, dirigindo o curta-metragem La Langosta Azul (1954) e roteirizando vários longa-metragens nas décadas de 60, 70 e 80.

    Descanse em paz, Gabo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top