Minha conta
    Cinerama.BC: Curtas-metragens belgas e projeção do premiado Tabu se destacam no festival

    A noite de abertura do festival apresentou o interessante trabalho do belga Hans Op de Beeck, além da projeção de Tabu, drama em que trabalha o ator catarinense Ivo Muller.

    por Bruno Carmelo

    O festival Cinerama.BC, em Balneário Camboriú (SC) vem exibindo alguns filmes desde o dia 6 de abril, mas para a imprensa, o evento começou ontem à noite, em uma tenda ao lado da praia, onde os organizadores Barbara Sturm e André Gevaerd deram as boas-vindas ao público, aos jornalistas e apresentaram o festival.

    Staging Silence (2), de Hans Op de Beeck. Fonte: Site oficial do artista

    A noite trouxe uma surpresa com o convidado especial do evento, o belga Hans Op de Beeck. Este artista visual, pintor, escultor e cineasta trouxe três curtas-metragens de sua autoria para a sessão de abertura, os excelentes Extensions, Parade e Staging Silence (2). São obras artísticas não narrativas, mostrando espaços sendo construídos e destruídos diante dos olhos do espectador, às vezes em forma de esculturas, desenhos ou projeções no fundo de um teatro. O público aplaudiu essas obras exigentes, e o próprio artista ficou emocionado quando recebeu um troféu das mãos de Sturm e Gevaerd. "Eu nunca tinha recebido um prêmio antes", disse. É uma pena que a projeção ao ao livre tenha seus inconvenientes (os faróis dos carros ao redor iluminavam a tela, atrapalhando a sessão), mas um grande número de pessoas acompanhou e aprovou os filmes.

    Ivo Müller em Tabu, de Miguel Gomes. Foto: Patrick Mendes/Blau Produções

    A projeção continuou com um longa-metragem mais narrativo, mas não menos exigente: Tabu, coprodução entre Portugal, Brasil, França e Alemanha, dirigida por Miguel Gomes (confira a nossa crítica). O ator catarinense Ivo Müller estava presente, afirmando sua alegria em ver o filme projetado nas telas de sua terra natal.

    O Cinerama.BC continua nesta quarta-feira com diversos filmes, entre sessões infantis e novos curtas-metragens de Hans Op de Beeck. Também ocorrerá uma palestra gratuita com a consultora internacional do Cinema do Brasil, Marika Kozlovska, sobre Oportunidades na Europa para o Cinema Brasileiro. A mostra competitiva vai apresentar seus dois primeiros longas-metragens: a coprodução alemã-suíça Não se Preocupe, sobre uma viagem entre amigos que se transforma em pesadelo, e a coprodução francesa-ucraniana O Dia dos Mineiros, documentário sobre uma zona rural na Ucrânia.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top