Minha conta
    Concurso de Críticas: Conheça o autor do melhor texto sobre Noé

    Épico bíblico foi o campeão de bilheteria do fim de semana.

    por Taiani Mendes

    Aprovado pelos blogueiros, sucesso no do Brasil e dos Estados Unidos, tão forte que causa até inundações reais em salas de cinema, Noé estreou fazendo jus à expectativa criada. Russell Crowe, que esteve no Rio para fazer a divulgação, interpreta o famoso personagem do Antigo Testamento que recebeu uma importante missão divina. Dirigido por Darren Aronofsky, com Jennifer Connelly, Anthony Hopkins e Emma Watson como coadjuvantes, o filme foi o destaque da semana no Concurso de Críticas do AdoroCinema. Hora do resultado!

    Excepcionalmente hoje, como a quantidade de participantes foi grande e a divergência de opiniões também, temos dois escolhidos. Os autores são... Dario e Fabiano S. Parabéns! Entrem em contato com a nossa equipe através do e-mail “promocao@adorocinema.com”, colocando no assunto “Concurso de Crítica – Noé”.

    Crítica positiva - Fabiano

    "Antes de qualquer coisa, preciso avisar: Noé é mais um filme de ficção do que um filme bíblico. Aviso dado, podemos prosseguir: O que você faria se Deus lhe mostrasse, através de sonhos, todo seu descontentamento com a humanidade e sua intenção de destruir uma parte importante da Sua criação? [...] Na certa você seria, como eu, tomado por medo, paranoia, incerteza, insegurança e outras questões existências que, nos dias de hoje, iriam resultar em uma consulta ao psicólogo ou psiquiatra. E o Noé de Russell Crowe é tomado por todas estas questões e dúvidas. Trata-se de uma visão humana do personagem bíblico. Um homem repleto de virtudes e defeitos que foi incumbido para salvar alguns representantes antes do fim do mundo pelas mãos de Deus. [...] Acredito que não vá agradar aos mais radicais que encaram a Bíblia como "verdade absoluta" mas se encarado como entretenimento é um filme interessante, bem estruturado e que nos faz pensar se já não estamos chegando no momento de outra ação divina..."

    Nota: 4. Leia a crítica completa.

    Crítica negativa - Dario

    "A partir de um roteiro seu, Aronofsky consegue a proeza de superar a ruindade de A Fonte da Vida (EUA, 2006) devido ao abuso de licenças poéticas praticado em sua escrita, o que inclui, por exemplo, os famigerados gigantes de rocha que se aliam a Noé para construir a arca e combater os humanos que tentam invadi-la. [...] No elenco Russell Crowe repete o ar de anti-herói carrancudo lançado em Gladiador (EUA, 2000) e depois utilizado em Robin Hood (EUA, 2010), ao passo que Anthony Hopkins se contenta com a formulaica figura do ancião conselheiro, enquanto Jennifer Connelly e Emma Watson fazem o que podem dentro das limitações de seus papéis..."

    Nota: 2,5. Leia a crítica completa.

    Na média os leitores do AdoroCinema consideraram o filme “muito bom”, mas os comentários entre aqueles que publicaram críticas foram bem divididos. Enquanto muitos não aprovaram as licenças poéticas adotadas pelo diretor e esperavam uma trama mais fiel aos escritos bíblicos, outros elogiaram os efeitos e o impacto que o filme causa.

    Alguns destaques:

    "Esqueça toda a filosofia reciclada [...] e tenha uma experiência visual digna do valor do ingresso. As lutas são muito bem coreografadas e os embates navais são diferentes de tudo que já foi apresentado no cinema. Tire a lente crítica e coloque o óculos 3D e viva uma experiência épica..." – Fábio C.

    "[...] a fé se faz presente durante todo o filme, que em sua longa duração agrada em muitos momentos, e decepciona em outros tantos. Noé vale o ingresso, se assistido em 2d." – Ricardo B.

    "A intolerância e o preconceito nos levam a um julgamento prévio. As bandeiras religiosas devem estar abaixadas, se quisermos ver e entender o filme." – Natália A.

    "O problema é que o moralismo vivido por Noé ultrapassa qualquer vislumbre que o espectador possa ter da história, e transforma um homem de família em um homem capaz de escolher entre certo e errado justificado pela justiça."  – Guilherme M.

    "Obviamente que há espaço para muita licença poética e metáforas, mas o filme não decepciona em nenhum aspecto. Chega a ser estranho ver um filme com tantos efeitos especiais ter uma densidade narrativa tão grande. A história é tão poderosa, que os efeitos parecem meramente secundários, embora ainda assim causem impactos visuais excepcionais." – Eduardo Santos

    "No final, o filme Noé é como a oferta do personagem bíblico Caim: cheia de ego, totalmente despida de signifcado."  – Ângelo B.

    "NOÉ é uma ficção científica da Bíblia. Enfim, na minha opinião, o título do filme deveria ser "NÃO É"." – Fábio A.

    Noé continua em cartaz. Leia a crítica do AdoroCinema.

    Noé

    AdoroHollywood: Russell Crowe e Jennifer Connelly falam sobre Noé

    Noé

    Noé - Trailer Legendado

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top