Minha conta
    Festival É Tudo Verdade começa hoje no Rio de Janeiro

    Mostra terá homenagem a Eduardo Coutinho, filme de Michel Gondry e documentário sobre Los Hermanos.

    por João Vitor Figueira

    Para provar a força e a relevância do cinema documental, é realizado no Brasil há 19 anos o Festival É Tudo Verdade. A edição de 2014 teve início ontem (3/04) em São Paulo, com a exibição de gala do filme alemão Canção da Floresta, de Michael Obert, e começa nesta sexta-feira (4/04) no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o filme de abertura será o documentário Tudo por Amor Ao Cinema, em première mundial, de Aurélio Michiles. O longa traz a história de de Cosme Alves Netto (1937-1996), curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, por mais de 20 anos.

    O Festival será realizado no Rio e em São Paulo até o dia 13 de abril, contando com uma seleção de 77 documentários de 26 países, de longas, médias e curtas-metragens. Logo depois, o evento segue para Campinas (de 22 a 24 de abril), Brasília (de 30 de abril a 4 de maio) e Belo Horizonte (de 24 a 27 de julho).

    É Tudo Verdade 2014 conta com uma homenagem ao cineasta brasileiro Eduardo Coutinho (1933-2014), que terá dois trabalhos inéditos sendo exibidos na programação, os documentários A Família de Elizabeth Teixeira e Sobreviventes de Galileia, ambos relacionados a produção de seu trabalho antológico, o filme Cabra Marcado Para Morrer.

    Outros filmes de destaque são O Homem que é Alto é Feliz?, de Michel Gondry, onde o cineasta de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças une animação e entrevistas com o intelectual Noam Chomsky; 20 Centavos, de Tiago Tambelli, sobre as manifestações paulistanas por melhores condições de vida realizadas em junho de 2013; Los Hermanos – Esse é Só Começo do Fim da Nossa Vida, que acompanha a turnê que a cultuada banda fez pelo Brasil em 2012 para comemorar 15 anos de fundação; De Gravata e Unha Vermelha, de Miriam Chnaidermann, sobre os desafios da comunidade transexual brasileira; e A Mentira de Armstrong, de Alex Gibney, sobre o ex-ciclista Lance Armstrong, expulso do esporte por competir dopado.

    Veja a programação completa aqui. Para mais informações, acesse o site do evento (etudoverdade.com.br).

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top