Minha conta
    Em crise, Grupo Estação mobiliza os cinéfilos cariocas

    Com diversas salas no Rio de Janeiro, o grupo é um dos principais exibidores de filmes de arte na cidade, tendo papel essencial na organização de festivais e na diversidade cultural carioca.

    por Bruno Carmelo e Lucas Salgado

    Os cinéfilos no Rio de Janeiro certamente conhecem o Grupo Estação. Palco do tradicional Festival do Rio, e um dos principais centros para a exibição de filmes alternativos, a empresa conta com diversas salas em toda a cidade, como o Estação Rio, Estação Botafogo, Estação Gávea, Estação Ipanema e Odeon Petrobrás. Hoje, no entanto, um dos sócios do grupo, Marcelo França Mendes, decidiu tornar pública a situação financeira crítica do Grupo Estação, com mais de US$30 milhões em dívidas. Ele afirmou via Facebook:

    “Em 2010, afundados em dívidas fitzcarraldianas pela construção do Gávea e pelo beiço do Cesar Maia ao Festival do Rio de 2007, vendemos o Estação para um fundo de investimento. A esse fundo cabia pagar as dívidas, fazer investimentos e, como é normal nesses casos, um salário mensal por determinado período para que ficássemos (os donos originais) à disposição. Encurtando, voltei um ano depois (janeiro de 2011) porque o fundo não cumpriu nada que assinou e ainda duplicou as dívidas. Sem saída, pedi recuperação judicial. E nesses últimos três anos tenho lutado para manter abertas as salas enquanto aguardamos o juiz marcar a Assembleia dos Credores, ocasião em que nossa proposta de pagamento será votada. Se for aceita, ok. Se não for aceita, fechamos. Simples assim”.

    Conscientes da importância do Grupo Estação na diversidade de filmes exibidos no Rio de Janeiro, cinéfilos criaram uma página de apoio no Facebook. Entre lembranças de filmes vistos e mensagens sobre a história destas salas de cinema na cidade, também circulam listas com e-mails de vereadores cariocas, e um abaixo assinado pedindo que a prefeitura perdoe a dívida do Grupo Estação.

    Com sede no Rio de Janeiro e com quase 14 anos de existência, o AdoroCinema sempre teve sua história ligada ao Estação, seja como frequentador, através da cinefilia de seus membros, seja como parceiro. Apoiamos as últimas duas edições do Festival do Rio e nos emocionamos ao ver na bela tela do Odeon, e dos outros cinemas do grupo, a nossa logo em destaque. Mas esta emoção foi pequena diante das inúmeras proporcionadas pelos filmes assistidos. O fechamento do Estação Paissandu, em 2008, já representou uma perda irreparável ao cinéfilo carioca. Agora, é até difícil de imaginar qual seria a sensação com o fechamento de outros cinco cinemas, que juntos somam 14 salas. O AdoroCinema torce para que este pesadelo não se torne realidade e para que os apelos apaixonados dos cinéfilos sensibilizem as pessoas envolvidas na situação.

    E você, quais são as suas melhores recordações nas salas do grupo Estação?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top