Minha conta
    Vagabundo de Charlie Chaplin completa 100 anos

    Personagem clássico do ator surgiu pela primeira vez em um curta de 1914. Parabéns para ele!

    por Lucas Salgado

    O eterno Vagabundo criado por Charles Chaplin completa 100 anos de idade hoje. O personagem foi visto pela primeira vez em Corridas de Automóveis para Meninos, lançado no dia 7 de fevereiro de 2014.

    De um curta-metragem pouco pretencioso para a história do cinema. Esta foi a trajetória do personagem, que se destacou ainda em O Casamento de Carlitos (1914), O Vagabundo (1917), O Garoto (1921), Em Busca do Ouro (1925) e Luzes da Cidade (1931), dentre muitos outros. Este último, um dos mais belos romances da história, é o retrato perfeito de Carlitos, um sujeito pobre, melancólico, ingênuo, sensível, apaixonado e apaixonável.

    Fez sua despedida das telas em Tempos Modernos (1936), embora muito do personagem possa ser encontrado em trabalhos seguintes de Chaplin, como O Grande Ditador (1940) e Luzes da Ribalta (1952).

    O chapéu, bengala, o bigodinho, o terno mal acabado... Tudo isso faz parte do eterno vagabundo, que continua fundamental para a história do cinema e para o estudo da comédia.

    Trata-se de um dos personagens mais importantes de todos os tempos, símbolo do cinema mudo. Neste sentido, é curioso notar que Chaplin sempre evitou as falas em seus filmes por recusar dar voz ao Vagabundo.

    Feliz aniversário, Carlitos!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top