Minha conta
    Mãe de Glauber Rocha, Lúcia Rocha morre aos 95 anos

    Dona Lúcia foi responsável pela criação do Templo Glauber e pela preservação da cultuada obra do filho.

    por Lucas Salgado

    Hoje é um dia triste para o cinema nacional... Morreu aos 95 anos Lúcia Rocha, mãe do cultuado diretor Glauber Rocha. A notícia foi confirmada pela neta Paloma Rocha, em sua página no Facebook. "Com muita tristeza aviso aos amigos que minha avô está partindo. O velório será hoje a noite no Tempo Glauber. Rua Sorocaba 190 - Botafogo/RJ. Para àqueles que quiserem se despedir...", publicou.

    Dona Lúcia, como era chamada, nasceu Vitória da Conquista e teve a infelicidade de enterrar seus três filhos. O último foi Glauber, em 1981. A partir de então, passou a se dedicar à conservação de sua obra, que contém clássicos como Deus e o Diabo na Terra do SolTerra em TranseA Idade da Terra. Ela foi responsável pela criação do Templo Glauber e atuou ativamente no local até sua morte.

    Conhecida como a "mãe do Cinema Novo", Dona Lúcia chegou a preparar a comida que alimentava a equipe de Barravento. Ela fez alguns figurinos em O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, do filho, e em Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade. Foi também ainda objeto de três documentários: A Mãe, de José Umbelino e Fernando Belens; Lúcia Lux, de Neville de Almeida; e Abry, de Joel Pizzini e da neta Paloma, filha de Glauber com Helena Ignez.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top