Minha conta
    O Ataque: Relembre seis filmes em que a Casa Branca esteve em perigo

    Novo filme do diretor Roland Emmerich é apenas o mais recente de uma série de ataques sofridos pela Casa Branca no cinema.

    por Francisco Russo

    Graças ao desenvolvimento dos efeitos especiais nas últimas décadas, os filmes americanos cada vez mais passaram a apostar em cenas impactantes de destruição, muitas vezes de lugares bem conhecidos do público. Um deles é a Casa Branca, que ainda por cima tem um forte valor simbólico por ser a sede do governo dos Estados Unidos. Aproveitando a deixa de O Ataque, que está em cartaz nos cinemas brasileiros, preparamos uma lista de seis filmes que, cada um à sua maneira, mostraram a Casa Branca sendo atacada ou destruída.

    O primeiro filme da nossa lista é o próprio O Ataque. Desta vez o diretor Roland Emmerich traz a história de como um grupo paramilitar atacou a Casa Branca na tentativa de capturar o presidente interpretado por Jamie Foxx. O salvador da pátria acaba sendo Channing Tatum, cujo personagem passeava pelo local juntamente com a filha.

    Invasão a Casa Branca foi outro filme que apostou firme na destruição da sede do governo dos Estados Unidos, como você pode conferir na imagem acima. Lançado também em 2013, o longa conta com os norte-coreanos como inimigos e tem como herói o personagem interpretado por Gerard Butler, que não pensa duas vezes antes de usar a violência contra seus inimigos.

    A cena mais emblemática de destruição da Casa Branca sem sombra de dúvidas é a da imagem acima, presente em Independence Day. Ela é a síntese do ataque devastador dos alienígenas contra os Estados Unidos. O que eles não contavam era que o presidente americano, interpretado por Bill Pullman, estaria lá para salvar a pátria, literalmente.

    Muito antes de Michael Shannon encarnar o general Zod em O Homem de Aço, o personagem já havia dado as caras no cinema em Superman 2, interpretado por Terence Stamp. Entre os diversos problemas que o trio de kryptonianos banidos causam na Terra está o ataque à Casa Branca, onde inclusive derrubam a bandeira americana - prontamente restabelecida por Superman de Christopher Reeve, é claro!

    Outro filme que trouxe extra-terrestres atacando a Casa Branca foi Marte Ataca!, dirigido por Tim Burton. Nele os marcianos de cabeça gigantesca e corpo franzino não apenas ameaçam o presidente interpretado por Jack Nicholson como ainda por cima jogam um lustre da Casa Branca em cima da primeira-dama vivida por Glenn Close. Bizarro!

    Logo no início de X-Men 2 há uma empolgante cena em que Noturno, interpretado por Alan Cumming, invade a Casa Branca em busca de documentos. Por mais que vários agentes da segurança tentem detê-lo, ele escapa do local sem grandes dificuldades.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top