Minha conta
    Entrevista - Diretor Daniel Burman fala sobre a comédia romântica A Sorte em Suas Mãos

    Filme argentino estreou hoje nos cinemas brasileiros.

    por Francisco Russo

    Entre as várias estreias deste fim de semana, chama a atenção mais um exemplar do cinema argentino que chega agora às telonas brasileiras. Após passar pelo Festival do Rio 2012 e pelo Festival de Cinema Judaico de São Paulo 2013, é hora do público em geral conferir a comédia romântica A Sorte em Suas Mãos, protagonizada por Jorge Drexler e Valeria Bertuccelli. O AdoroCinema conversou com o diretor Daniel Burman sobre o longa-metragem e o resultado você confere logo abaixo.

    ESCOLHA DE JORGE DREXLER

    Compositor de "Al Otro Lado del Rio", presente na trilha sonora de Diários de Motocicleta e com a qual ganhou o Oscar de melhor canção original, Jorge Drexler pela primeira vez atuou no cinema em A Sorte em Suas Mãos. O diretor (foto) explicou o porquê da escolha. "Estava buscando um ator para o filme e não encontrava alguém em torno dos 40 anos que transmitisse a sensação de que não sabia para onde iria sua vida. Era um protótipo masculino muito particular. Uma vez fui a um show de Jorge em Barcelona, o conhecia pela internet mas nunca tínhamos nos visto. Ao escutá-lo comecei a pensar sobre o trabalho de um músico e percebi que ele tinha também uma interpretação dramática. Eram as mesmas ferramentas, ordenadas de outra maneira. Falei com ele, que achou que estava louco. Foi quando pedi para que lesse alguns diálogos do roteiro que ele começou a aceitar a ideia."

    Daniel Burman falou ainda que teve que adequar as filmagens à agenda de show de Jorge Drexler. "Foram sete semanas de filmagens. Ele foi muito generoso, porque não tinha a necessidade de fazer este filme."

    COPRODUÇÃO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

    Perguntamos a Daniel Burman como foi rodar esta coprodução entre os dois países e também sobre a participação da produtora brasileira Gullane. "Já há algum tempo tínhamos a intenção de fazer um filme juntos. Apresentamos o projeto em um edital feito em conjunto pela Ancine e o INCAA e ele foi selecionado. Creio que esta seja uma relação natural, assim como acontece entre México e Estados Unidos. Não acredito nesta questão da barreira linguística entre os dois países como um problema."

    A FAMÍLIA COMO TEMA

    A carreira de Daniel Burman tem se notabilizado pelo tema da família, recorrente em O Abraço Partido, Ninho Vazio, As Leis de Família, Dois Irmãos e também em A Sorte em Suas Mãos. "Não conheço outro tema que não seja a família", disse o diretor. "Os filmes de guerra são como se fosse uma família, todos os épicos de alguma maneira são filmes de família. Somos inevitavelmente consequência de uma família e temos como tendência repeti-la ou destruí-la, não há um caminho intermediário. Esta é uma dinâmica tão complicada que poderia passar a vida trabalhando em cima dela, então por que pensar em outro tipo de filme?"

    LEIA MAIS:

    Crítica do filme

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top