Minha conta
    Rio Festival Gay de Cinema começa com mensagem anti-Feliciano e filme romântico

    O início da edição 2013 do festival foi marcado por mensagens contra a homofobia e pelo direito ao casamento civil igualitário.

    por Bruno Carmelo

    Começa hoje, dia 5 de julho, mais uma edição do Rio Festival Gay de Cinema, que traz 8 longas-metragens e mais de 40 curtas-metragens com temática LGBT. Até o dia 14 de julho, os espectadores no Rio de Janeiro vão poder conferir as sessões nos cinemas Odeon, Cine Cultural Justiça Federal e Instituto Cervantes, além de participarem de palestras e festas. Você pode conferir a programação no site oficial do evento.

    Ontem, o festival teve sua abertura para a imprensa e convidados. Diversos representantes de ações políticas e culturais estavam presentes, como os organizadores dos programas Rio Sem Homofobia e Campanha do Casamento Civil Igualitário. O diretor Alexander Mello e o produtor executivo Rafael Fernandes disseram que esta edição tem a melhor seleção de filmes em toda a história do festival. Ambos ressaltaram as mensagens positivas e inclusivas das obras, especialmente neste contexto repleto de intolerância, descrito como uma "época de Felicianos e Bolsonaros", segundo Fernandes.

    "Como as pessoas podem protestar tanto contra o direito de amar quem eu quiser?", diz um garoto em uma das vinhetas do festival. Justamente, celebrando a temática do amor, o filme de abertura foi Five Dances, história sobre um dançarino de uma pequena cidade norte-americana que viaja à Nova York para integrar um grupo de dança. Sem apoio dos pais e com graves dificuldades financeiras, ele cria novos amigos e acaba se apaixonando por outro dançarino.

    Além de Five Dances, o festival também apresenta os longas-metragens A Volta da Pauliceia Desvairada, Camp Beaverton: Meet the Beavers, Eu Te Amo Renato, Graupel Poetry, Mapa Para Conversar, Naked As We Came e One Zero One - The Story of Cybersissy & Baybjane.

    Five Dances

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top