Minha conta
    Hoje é o Dia do Cinema Brasileiro!

    2013 tem trazido bons resultados para o cinema brasileiro, que melhorou os números em relação a 2012 e ainda tem boas promessas de sucesso popular até o fim do ano.

    por Bruno Carmelo

    É difícil determinar a data em que o cinema brasileiro nasceu, mas desde a década de 70, costuma-se celebrar o surgimento do cinema brasileiro dia 19 de junho. Nesta data, em 1898, o italiano Afonso Segreto colocou uma câmera sobre uma embarcação e filmou Vista da Baía de Guanabara, considerado o primeiro filme nacional - embora ninguém tenha visto este material, indisponível.

    Em 2013, o cinema nacional tem bons motivos para comemorar. De acordo com o calendário, teremos 93 produções brasileiras nos cinemas até o fim do ano, com maior variedade de gêneros. Além disso, algumas distribuidoras estão dando uma atenção cada vez maior ao cinema nacional, como a Imagem Filmes (Flores Raras, Casa da Mãe Joana 2, Mato Sem Cachorro) e a Vitrine Filmes (A Cidade é uma Só, Satyrianas, 78 Horas em 78 Minutos), além das tradicionais Downtown e Paris Filmes (Minha Mãe é uma Peça - O Filme, O Concurso, O Tempo e o Vento).

    Já tivemos quatro produções nacionais que ultrapassaram a marca de um milhão de espectadores: De Pernas pro Ar 2 (4,8 milhões de espectadores), Vai que Dá Certo (2,7 milhões), Somos Tão Jovens (1,7 milhão) e Faroeste Caboclo (1,2 milhão). Outras ainda têm boa perspectiva para atingir esse patamar, como Mato Sem Cachorro, Minha Mãe é uma Peça - O Filme, O Concurso, Vendo ou Alugo, Serra Pelada...

    No que diz respeito aos filmes de baixo orçamento, algumas produções surpreenderam nas bilheterias, como o drama O Som ao Redor e o documentário Elena. Quanto às premiações, vale lembrar que a animação Uma História de Amor e Fúria foi o grande vencedor do festival de Annecy, na França, e o curta-metragem Pátio, de Aly Muritiba, foi destaque na Semana da Crítica do festival de Cannes.

    Em relação ao ano passado, o cinema brasileiro está muito mais forte no primeiro semestre (+276% de público), ocupando atualmente 18% da bilheteria arrecadada nos cinemas do país. Com essas boas perspectivas, e torcendo para que os próximos meses e anos sejam ainda melhores, o AdoroCinema deseja um bom Dia do Cinema Brasileiro a todos!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top