Minha conta
    Paul McCartney, 71 anos! Relembre a carreira do eterno besouro de Liverpool nas telonas

    Ícone da música mundial completa 71 anos já tendo passado pelos cinemas diversas vezes, seja como ator, seja como compositor de músicas-tema. Saiba mais!

    por Lucas Salgado

    Hoje é dia de comemorar o aniversário de um sujeito bem famoso. Na verdade, é tão famoso que se você não o conhece significa que esteve dormindo por 50 anos ou que não é deste planeta.

    O grande Paul McCartney completa 71 anos neste 18 de junho! Ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, Paul comandou a mais famosa banda de todos os tempos, os Beatles. O grupo surgiu no início dos anos 60 e revolucionou a sociedade da época, influenciando em questões sociais e culturais.

    A beatlemania ganhou tal proporção que o quarteto chegou aos cinemas. Em 1964, foi lançado Os Reis do iê iê iê, um divertido falso-documentário com os integrantes da banda tentando participar de um programa de auditório em Londres. No ano seguinte, foi a vez de Help! entrar em cartaz. Este foi o primeiro filme colorido dos Beatles e chamou a atenção por ser rodado em vários locais exóticos, como Bahamas e os alpes austríacos. 

    Como não poderia deixar de ser, a música fazia parte importante dos filmes e isso também pode ser visto na animação O Submarino Amarelo (1968) e no documentário Deixa Estar (1970), que curiosamente chegou aos cinemas após o anúncio da separação da banda.

    Paul McCartney seguiu sua carreira de músico, mas não voltou a investir no campo da atuação, se limitando a eventuais participações especiais em filmes e séries, como aconteceu recentemente em 30 Rock. No entanto, sempre esteve presente na tela grande através de sua música.

    Ainda como parte dos Beatles, Paul dividiu com os colegas de grupo um estatueta do Oscar pela canção "Let it Be", do doc Deixa Estar. Voltou a ser indicado duas vezes ao prêmio da Academia. Em 74, concorreu com a clássica "Live and Let Die" por Com 007 Viva e Deixe Morrer e, em 2002, voltou a competir "Vanilla Sky", do filme Vanilla Sky.

    O artista participou de vários documentários através de depoimentos, como no recente George Harrison: Living in the Material World, mas também fez bonito ao protagonizar The Love We Make, em que passeia por Nova York e dá um show beneficente pouco depois dos atentados ao 11 de setembro. 

    O eterno besouro de Liverpool não possui nenhum projeto nas telonas no momento, mas se quiser ouvir uma de suas canções nas telas, saiba que possui mais de 500 alternativas entre filmes, telefilmes, docs, especiais e séries, com destaque para obras como Across the Universe. Paul e os Beatles foram um marco cultural do século XX e, felizmente, no caso dele, ainda faz muito barulho neste século XXI, mesmo que com 71 anos. Vida longa a Paul McCartney!

    Across the Universe

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top