Minha conta
    Morre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

    Vida da política foi levada ao cinema em A Dama de Ferro, que rendeu a Meryl Streep seu terceiro Oscar.

    por Francisco Russo

    Faleceu nesta segunda, aos 87 anos, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. De acordo com comunicado feito por seu porta-voz, ela sofreu um derrame.

    Margaret Thatcher foi uma das figuras mais importantes do cenário político internacional durante as décadas de 1970 e 1980. Ela foi a primeira mulher a assumir como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1979, cargo no qual permaneceu até 1990. Seu governo ficou marcado pela austeridade no controle dos gastos do Estado, o que fez com que enfrentasse protestos devido ao aumento do desemprego. Por outro lado, conseguiu controlar a inflação e valorizar a libra esterlina, moeda do Reino Unido. Além disto, obteve altos índices de popularidade ao derrotar a Argentina na Guerra das Malvinas, em 1982.

    A vida de Thatcher foi levada aos cinemas no longa-metragem A Dama de Ferro, lançado em 2011. Dirigido por Phyllida Lloyd, o filme acompanha desde sua ascensão na política até a velhice, quando Thatcher vive solitária e esquecida, anos após deixar o cenário político. Quem a interpretou nas telonas foi Meryl Streep, que fez um belo trabalho de personificação ao copiar seu sotaque e trejeitos. Bastante elogiada, ela ganhou o Oscar de melhor atriz pelo papel, o terceiro em sua carreira (antes já havia vencido por Kramer vs. Kramer, como atriz coadjuvante, e A Escolha de Sofia, como atriz principal). Logo abaixo você pode conferir a caracterização da atriz em relação à verdadeira Margaret Thatcher.

    LEIA MAIS:

    Crítica de A Dama de Ferro

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top