Minha conta
    Novela brasileira inspira criação de nova distribuidora de filmes

    Bollywood Filmes trará filmes indianos ao público brasileiro.

    por Francisco Russo

    Por essa Gloria Perez não esperava. Caminho das Índias, novela escrita pela autora e exibida pela Rede Globo em 2009, serviu de inspiração para o nascimento da Bollywood Filmes, distribuidora voltada para a divulgação do cinema indiano no país. Foi a partir da popularidade da novela, que retratava a cultura indiana, que os sócios André Ricardo Nascimento e Dinesh Sinha viram uma oportunidade de negócio.

    "Gloria Perez foi a Índia porque queria trazer algo diferenciado, não queria fazer uma novela feijão com arroz. Agora compare a telenovela brasileira com o cinema indiano. Da mesma forma eles não querem aquela coisa básica, querem algo diferente", disse André em entrevista concedida ao AdoroCinema, onde revelou que a Bollywood Filmes pretende também intermediar coproduções entre os dois países. "Já estamos negociando com um filme estrangeiro para vir rodar aqui", completa.

    Apesar do otimismo, André e Dinesh sabem que terão um longo caminho até que a cultura indiana caia de vez no gosto do cinéfilo brasileiro. Justamente por isso a escolha do primeiro filme a ser lançado foi muito bem pensada. "Fanaa foi um tremendo sucesso em vários países. A escolha deste filme é também para testar o público brasileiro, para saber que tipo de filmes ele gosta. A partir disto podemos definir qual perfil o público deseja para futuras produções", declarou Dinesh.

    Estrelado pelos astros locais Aamir Khan e Kajol, Fanaa traz algumas características bem conhecidas do cinema indiano, como a valorização da música e o cuidado nos contatos entre os personagens. Beijo, por exemplo, nem pensar. A história do longa-metragem ainda envereda pelo lado político, trazendo uma ameaça terrorista em plena Índia. Entretanto, ainda existe um certo temor sobre como o público brasileiro reagirá às canções, marca registrada do cinema indiano.

    "Fanaa tem apenas duas canções, que são importantes dentro da história. Minha ambição pessoal é que o público brasileiro goste das canções. Vocês gostam de música, gostam de cinema, por que não gostariam da junção?", pergunta Dinesh. De toda forma, por precaução, o número de canções na versão brasileira de Fanaa foi diminuído, de seis para apenas duas.

    A intenção é que o próximo filme a ser distribuído pela Bollywood Filmes seja lançado em janeiro de 2013. Segundo André, que prefere manter segredo sobre qual será o longa escolhido, ele terá um perfil bem diferente de Fanaa, no intuito de ressaltar a diversidade do cinema indiano. "Não queremos apenas ficar no circuito alternativo, mas também chegar aos cinemas de shopping. Muitas pessoas vão ao cinema para relaxar, para se divertir. Acreditamos que podemos oferecer isto."

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top