Minha conta
    O Cirque de Soleil colore Gramado e a comédia Colegas brilha na noite do festival

    A noite desta segunda-feira foi de muita festa no Festival de Gramado. E a "farra" audiovisual foi pra lá de colorida e divertida, com artistas internacionais e profuções nacionais que fizeram bonito.

    por Roberto Cunha

    O clima era de festa na noite desta segunda-feira, 13, em Gramado. O público que prestigiou o tapete vermelho, encarando a queda acentuada de temperatura não se arrependeu e uma das razões (surpresa para muitos) estava no espetáculo de cores no início da noite. Afinal, os artistas do Cirque du Soleil, do espetáculo Varekay, atualmente em Porto Alegre, deram uma esticada até a serra e avançaram pelo tapete vermelho.

    Eles fizeram graça e esbanjaram um colorido deslumbrante. E a brincadeira seguiu evento adentro, pois a dupla de palhaços e mais cinco personagens do show não se deram por satisfeitos e "invadiram" o Palácio dos Festivais, levando muita cor para a sala que tradicionalmente funciona às escuras. Um barato! Confira as fotos no álbum!

    Na sequência, chegava a hora do público conferir o primeiro curta da noite, Meta, dirigido e estrelado por Rafael Baliu. Bem humorado, a produção de clima totalmente despojado conseguiu arrancar alguns risos da plateia, com a história de um aluno da faculdade de cinema, às voltas com a realização de um curta e a paixão por uma amiga de lá. Funcionou e foi aplaudido.

    Em seguida, era a hora dos espectadores assistirem a produção argentina Diez Veces Venceremos, dirigida por Cristian Jure. O longa mostra a luta dos índios Mapuche para manter suas terras longe da ganância do homem branco, que os pressionam e chegam a acusar por atos terroristas nunca cometidos. O documentário tem uma levada bastante próxima de um modelo reality show, com câmera no protagonista e ele falando para ela.

    Deixando de lado o contexto histórico, que é inquestionável, a produção revelou-se um pouco confusa em sua construção, culminando com uma piadinha sobre ela própria (já no fim) e, de certa forma, isso tirou toda a seriedade que se imaginava tentavam passar. Aplaudida, talvez, mais por educação do que por um "gostar".

    Antecipando a exibição de outro longa na mostra competitiva, outro curta ganhou espaço na noite. Casa Afogada, que já tinha faturado o prêmio de Melhor Produção Executiva e Melhor Edição de Som na Mostra Gaúcha de Cinema, participava também da Competitiva de Curtas Nacionais. A produção revelou uma história enigmática sobre o isolamento humano e a relação com a natureza. Como resultado, foi bem recebida pelo público que aplaudiu e parece ter curtido as imagens "molhadas" da obra.

    Para fechar a noite, o longa nacional Colegas (ao lado) seria exibido com audiodescrição (ao vivo) para uma seleta plateia de cinéfilos portadores de algum tipo de deficiência que seriam auxiliados pelo recurso. Bela iniciativa!

    Assim, o cineasta Marcelo Galvão (foto abaixo) sobe ao palco com parte de sua equipe, em especial, seus protagonistas Stallone e Aninha, vividos por Ariel Goldenberg e Rita Pokk, também na foto. Junto com Breno Viola, também portador da Síndrome de Down, o trio encara uma aventura com muito cinema na veia, traduzido em diálogos totalmente inspirados na sétima arte.

    Escrito, produzido e montado pelo próprio diretor, o longa se traduz numa deliciosa fábula em formato de road movie. Divertido, inusitado e imperdível.

    Aplaudido de pé e com a casa mais cheia do evento - até então - os jurados vão precisar de muita coragem para não premiar a obra, que até agora concorre com o filme de Matheus Souza (Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida) em termos de entrega de um produto muito mais coeso, comercialmente falando.

    Se bateu curiosidade sobre o filme, que tal dar uma assistida no trailer, aí abaixo, ó. Divirta-se! ;)

    Colegas

    Maiores informações no site oficial ou no nossa cobertura do evento.

    Fotos/Imagens do Festival - Edison Vara, Itamar Aguiar e Cleiton Thiele/ Pressphoto

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top