50 anos sem Marilyn Monroe

domingo, 5 de agosto de 2012 - 06h00

Meio século após seu falecimento, a loira platinada que conquistou o mundo com seu estilo de ser ainda é referência em vários segmentos da cultura.

por Roberto Cunha

Ela nasceu Norma Jean, cresceu em lares adotivos e adotou o nome Marilyn Monroe. Com ele, consolidou o visual loira platinada de lábios bem vermelhos, casou-se três vezes e chegou a cantar "Parabéns para você" para ninguém menos do que John Kennedy, um dos presidentes norte-americanos mais adorados da história daquele país e de quem foi amante. No vídeo abaixo, você pode conferir esse momento que evidencia sua personalidade única.


Falecida precocemente aos 36 anos, no dia 5 de agosto de 1962, vítima de uma aparente dose exagerada de calmantes, Marilyn ainda é uma das personalidades mais célebres do planeta Hollywood e parece - de fato - que nunca morreu. Seu rosto estampado no cartaz do Festival de Cannes 2012 ou a venda milionária do esvoaçante vestido branco, usado por ela na antológica cena do longa de Billy Wilder, reforçam essa impressão.

Com dezenas de longas na carreira e, antes da fama, até um curta pornô, seus trabalhos renderam indicações e prêmios. Entre eles, um Globo de Ouro por Quanto Mais Quente Melhor (1959) enfeitou sua prateleira a partir de 1960. Neste mesmo ano, aliás, seu nome ficou para sempre registrado na Calçada da Fama, no número 6678 da tradicional Hollywood Boulevard, em Los Angeles, Estados Unidos.

Entre os filmes mais memoráveis, além do citado acima, figuram também Os Homens Preferem as Loiras, Como Agarrar Um Milionário, ambos de 1953, O Pecado Mora ao Lado (1955), Nunca Fui Santa (1956), O Príncipe Encantado 1957 e Adorável Pecadora (1960).

Idolatrada e cultuada por muitos, Scarlett Johansson, Charlize Theron e Madonna são apenas alguns exemplos de atrizes que já envergaram um "visual Marilyn de ser" na vida real. Sem contar que a ficção, sempre que pode, não deixa de lembrá-la. Estão aí os recentes Sete Dias com Marilyn (2011), protagonizado por Michelle Williams, e o seriado Smash, de Steven Spielberg, onde a produção de um musical sobre a estrela provoca as mais diversas reações entre as candidatas ao papel título. Até Uma Thurman passou por lá no melhor estilo da bombshell.

Por essas e outras é que a imagem desse verdadeiro ícone da cultura pop parece ter parado no tempo e entrado para a eternidade. Se bateu uma saudade ou até curiosidade, leia a matéria especial que o AdoroCinema produziu sobre ela e, abaixo, assista o trailer de Quanto Mais Quente Melhor, que volta a ser exibido no cinema em comemoração a data. Na televisão, o canal por assinatura TCM exibe Nunca Fui Santa (14h), Como Agarrar um Milionário (15h40), O Príncipe Encantado (17h20), O Mundo da Fantasia (19h25), Os Homens Preferem as Loiras (21h40), O Pecado Mora ao Lado (23h25) e O Inventor da Mocidade (01h20). Aproveite!

Veja a programação das salas



LEIA MAIS
Sete filmes com Marilyn
Marilyn Monroe é destaque no pôster do Festival de Cannes
Venda de vestido de Marilyn Monroe bate recorde

Crítica
Sete Dias Com Marilyn Resgate de uma estrela

Ver comentários

Comentários