Minha conta
    Diário de Cannes: Thomas Vinterberg arranca aplausos com The Hunt

    Diretor dinamarquês surpreende com filme sobre acusação injusta de abuso sexual infantil.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    Imagine a situação: um homem trabalha em uma creche, tendo que lidar diariamente com as crianças. Boa praça e amigo de todos, ele está reconstruindo a vida após um divórcio complicado no qual perdeu a guarda do filho. Um dia, a filha de seu melhor amigo, de apenas cinco anos, diz que ele lhe mostrou suas partes íntimas. Uma mentira regada a vingança, por ter sido rejeitada em sua paixão infantil. Em quem acreditar?

    The Hunt, novo filme do diretor Thomas Vinterberg (Festa de Família), jamais deixa o público em dúvida sobre a inocência de Lucas, interpretado com maestria por Mads Mikkelsen. A grande questão levantada é a repercussão que tal acusação tem na vida de uma pessoa, afinal de contas ser chamado de pedófilo, mesmo sem provas conclusivas, é demolidor tanto pelo lado social quanto profissional. É este processo, repleto de acusações e ameaças que vão se tornando cada vez mais drásticas, que traz ao longa um clima eletrizante, que não deixa o espectador desgarrar da poltrona em momento algum.

    Em entrevista coletiva realizada hoje, o diretor falou sobre a difícil pesquisa feita para escrever o roteiro do filme, juntamente com Tobias Lindholm. "Procuramos nos inspirar em vários casos de abusos sexuais publicados na imprensa. Em um caso deste as crianças também são vítimas, pois precisam mentir aos adultos para satisfazê-los. Na Dinamarca temos um provérbio que diz que apenas as crianças e os bêbados dizem a verdade. Trata-se de uma mentira. Neste filme deixamos muitas portas abertas sobre isto", declarou.

    Thomas Vinterberg comentou ainda a questão de que as acusações a Lucas começaram a partir de um rumor, sem qualquer comprovação. "No filme a informação circula muito rapidamente, como um vírus. Com a internet é parecido. O mundo virou uma pequena aldeia onde existem muitos rumores. Entretanto, o mais importante neste filme é o amor existente entre os personagens."

    O diretor Thomas Vinterberg (esquerda) e o protagonista Mads Mikkelsen em Cannes

    Com a excelente repercussão de The Hunt, o filme já está entre os mais cotados para as premiações do Festival de Cannes, que serão anunciadas no próximo domingo, dia 27. Até o momento o longa-metragem não tem distribuição garantida nos cinemas brasileiros.

    Jagten

    Leia mais:

    Diário de Cannes - A cobertura do AdoroCinema no festival

    Guia do Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top