Minha conta
    Diário de Cannes: filme romeno divide opiniões

    Diretor Cristian Mungiu já ganhou a Palma de Ouro, por "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias".

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    Em 2007, o diretor Cristian Mungiu colocou o cinema romeno nos holofotes graças à Palma de Ouro ganha no Festival de Cannes por 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias. Cinco anos depois, ele retorna à Croisette com seu novo filme, Beyond the Hills, com o qual mais uma vez disputa o prêmio máximo do festival. A reação da imprensa ao filme tem sido dividida.

    Enquanto parte dela enche de elogios o longa-metragem, considerando-o até mesmo o melhor da mostra competitiva até o momento, outra não se furtou a vaiá-lo logo após o término de sua exibição, ontem à tarde. Foi a primeira vez que um filme na disputa pela Palma de Ouro foi vaiado nesta edição do Festival de Cannes.

    Cena de "Beyond the Hills", concorrente à Palma de Ouro no Festival de Cannes

    Situado em um monastério romeno, Beyond the Hills traz a história das amigas Alina (Cristina Flutur) e Voichita (Cosmina Stratan). Criadas em um orfanato e com insinuações de um passado que foi além da mera amizade, elas se separaram devido à escolha de Voichita em dedicar sua vida à religião. Alina enfim consegue encontrá-la e parte para o monastério, disposta a fazê-la mudar de ideia. Sem obter sucesso, ela passa a ser aconselhada por Voichita para que entre também para a igreja. Só que Alina não consegue renunciar à raiva e à fúria.

    Beyond the Hills é mais um filme que segue um curioso padrão do Festival de Cannes deste ano: o uso de situações extremas de forma a denunciá-las, sem ser necessário apontar um culpado. Tal papel cabe ao espectador, ao assistir e julgar quem ou se há alguém com a razão. O mesmo procedimento já foi utilizado em Paradise: Love (preconceito racial e econômico) e Reality (fascínio pela TV). Aqui o alvo em questão é a religião aplicada de forma mais ortodoxa, com restrições e exigências ultrapassadas e exageradas.

    Situado quase inteiramente todo dentro do monastério, Beyond the Hills segue o ritmo próprio da instituição para contar sua história. Ou seja, segue em ritmo lento para narrar a chegada de Alina, seus esforços para convencer Voichita e todo o processo pelo qual passa a se rebelar, cada vez mais, com a situação. Todo este processo é bem conduzido por Cristian Mungiu, que demonstra pleno controle da narrativa. Destaque para as cenas de pura tensão no decorrer da trama, apresentadas com muita câmera na mão e de forma crua, similar ao que acontece em 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias.

    O diretor Cristian Mungiu com as protagonistas Cristina Flutur (esquerda) e Cosmina Stratan

    Ainda sem data de estreia no Brasil, o filme já foi adquirido pela California Filmes para ser lançado no país. Há boas chances que tenha sua primeira exibição na próxima edição da Mostra de Cinema de São Paulo. Logo abaixo você pode conferir uma cena do longa-metragem.

    Beyond the Hills

    Leia mais:

    Diário de Cannes - A cobertura do AdoroCinema no festival

    Guia do Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top