Minha conta
    Diário de Cannes: Shia LaBeouf, Guy Pearce e Tom Hardy apresentam o violento Os Infratores

    Na disputa pela Palma de Ouro, o longa-metragem conta também com Jessica Chastain, Gary Oldman e Mia Wasikowska no elenco.

    por Francisco Russo, direto de Cannes

    No ano passado, o Festival de Cannes foi sacudido pela violência brutal de Drive. Em 2012, ao menos por enquanto, o papel do filme que jorra sangue a doses fartas pertence a Os Infratores (Lawless), exibido hoje pela manhã para a imprensa mundial.

    Cena de "Os Infratores", um dos concorrentes à Palma de Ouro no Festival de Cannes

    Situado durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 30, o longa acompanha a vida dos irmãos Bondurant, que produzem e vendem ilegalmente bebidas alcóolicas. O líder do trio é Forrest (Tom Hardy), que possui a fama de invencível. Howard (Jason Clarke) é seu braço direto e o caçula Jack (Shia LaBeouf) precisa ainda provar seu valor. Apesar dos riscos inerentes, os negócios vão bem. Entretanto, a chegada de um arrogante policial vindo de Chicago, Charlie Rakes (Guy Pearce), logo se torna um problema, pois ele quer capturar os irmãos a todo custo.

    Os Infratores bebe da mesma fonte de filmes como Os Intocáveis e Inimigos Públicos para contar uma história bem particular - e real - vinda da época da Lei Seca. Há todo um universo masculino, baseado em respeito e força, que apenas é quebrado pela presença de Jessica Chastain. Vivendo ao lado dos Bondurant, sua personagem é a delicadeza existente em meio à brutalidade, tanto visualmente quanto dentro da história em si. Ela é o alívio em meio a cenas bastante violentas, apesar de sua personagem também passar por maus bocados ao longo do filme.

    Os irmãos Bondurant em Cannes: Shia LaBeouf, Tom Hardy e Jason Clarke

    Em coletiva concedida após a sessão, Shia LaBeouf ressaltou que a intenção era que as cenas de luta fossem o mais realista possível. "Elas são bagunçadas, sujas e realistas. Não é tipo um balé ensaiado", ressaltou. O diretor John Hillcoat citou ainda outro filme conhecido pela violência, Uma Rajada de Balas, como inspiração .

    Bem atuado, com destaque maior para o vilão interpretado por Guy Pearce - estranhíssimo com as sobrancelhas raspadas  -, Os Infratores é um bom drama que se sustenta principalmente pela veracidade com a qual sua história é retratada. A violência presente não é gratuita, mas um elemento necessário para a realidade exibida. Ainda assim, fica o alerta aos que ficam impressionados com sangue na tela.

    Jessica Chastain e Mia Wasikowska também vieram a Cannes para divulgar o filme

    Com distribuição no Brasil assegurada pela Imagem Filmes, Os Infratores estreará nos cinemas nacionais em 14 de setembro. Logo abaixo você pode conferir o trailer original do longa-metragem.

    Os Infratores

    Leia mais:

    Diário de Cannes - A cobertura do AdoroCinema no festival

    Guia do Festival de Cannes

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top