Minha conta
    Roman Polanski irá dirigir longa de espionagem

    Escândalo que movimentou a França no final do século XIX será tema do próximo filme de Roman Polanski.

    por Lucas Salgado

    Roman Polanski já sabe qual será seu próximo projeto. O cultuado diretor irá retratar um dos grandes escândalos políticos da história da França. Trata-se do caso Dreyfus, que dividiu o país no final do século XIX.

    O filme se chamará D e contará a história de Alfred Dreyfus, capitão do exército francês que foi condenado por traição em 1894. Ele foi acusado de vender segredos importantes para os alemães, o que gerou uma sentença de prisão perpétua para ser cumprida na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa. Com o tempo, verificou-se que o processo foi amparado em documentos falsos, o de despertou a atenção do coronel Georges Picquart. Ele levou a informação para o Alto Comando Militar, mas os oficiais decidiram ignorar a fraude e ainda, mais a frente, determinaram a prisão de Picquart.

    Em 1898, o escritor Émile Zola publicou o clássico artigo "J'accuse!" ("Eu acuso!"), que era uma carta aberta ao presidente denunciando o caso. O texto gerou uma onda de manifestações na França e fez com que o caso ficasse conhecido em todo mundo. Dreyfus acabou anistiado pelo presidente e, anos depois, reabilitado no exército.

    Polanski revelou que deseja contar a história de Dreyfus há vários anos, mas que não fará um drama de costumes e sim uma obra de espionagem. O último filme do diretor, Deus da Carnificina, chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 1º de junho. Jodie Foster (Elysium), Kate Winslet (Titanic), Christoph Waltz (Django Livre) e John C. Reilly (Detona Ralph) integram o elenco.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top