Minha conta
    Peter Jackson fala sobre como foi filmar O Hobbit em alta velocidade

    Inovação tecnológica de O Hobbit é apresentada por Peter Jackson em convenção nos Estados Unidos.

    por Lucas Salgado

    Uma das principais novidades com relação a O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é o fato de ter sido rodado com uma velocidade de 48 quadros por segundo (fps), duplicando o frame-rate padrão de 24 fps. Para promover a inovação, a Warner Bros. exibiu 10 minutos do filme durante a CinemaCon, convenção que acontece todos os anos em Las Vegas.

    O resultado dividiu opiniões, com muitas pessoas tendo ficado deslumbradas com a precisão da imagem e com outras apontando isso como algo negativo, dizendo que parece tão real que não funciona como cinema. Antes da sessão especial, foi passado um vídeo em que Peter Jackson falou sobre a experiência: "Como realizador, sempre desejo criar um forte senso de realidade para permitir que o público se absorva em qualquer história que estou apresentando. Filmar e projetar a 48 fps dá a ilusão de que um buraco foi aberto na parede do cinema, e você vê a história se desenrolar com um senso de realidade. E é ótimo para o 3D. Eu vejo as filmagens diárias em 48 fps para O Hobbit em 3D há mais de um ano e, com a redução do efeito estroboscópico e da cintilação, torna-se uma experiência muito mais suave para os olhos. A velocidade de 48 fps não se limita apenas ao 3D. Um filme rodado em 48 fps parece fantástico quando projetado em 2D, e aceita bem a conversão para 24 fps."

    Uma Jornada Inesperada chegará aos cinemas no dia 14 de dezembro de 2012. Um ano mais tarde, em 13 de dezembro de 2013, será a vez de O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez entrar em cartaz no Brasil.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top