Minha conta
    Saiba mais sobre a incrível filmagem de Gravity, com George Clooney e Sandra Bullock

    Alfonso Cuarón revelou seu complicadíssimo processo de trabalho em Gravity, ficção científica que vai iniciar com um plano único de 17 minutos.

    por Bruno Carmelo

    Ainda não foi divulgada nenhuma imagem oficial de Gravity, ficção científica com Sandra Bullock e George Clooney. Mas numa conferência organizada esta semana, o produtor Christopher DeFaria revelou alguns detalhes, que são mais do que suficientes para suscitar a atenção do público cinéfilo. O que já se sabia é que a trama gira em torno de dois pilotos presos no espaço, quando a aeronave é atingida por um asteroide. Clooney interpreta o homem solto em pleno espaço, enquanto Bullock tenta manobrar sozinha o resto do veículo de volta à Terra.

    Alfonso Cuarón no set de filmagem de Filhos da Esperança (2006)

    Gravity será dirigido por Alfonso Cuarón, diretor mexicano conhecido pelas estripulias que consegue fazer com a câmera. Mas ao invés de fragmentar bastante as imagens, como fazem por exemplo Michael Bay (Transformers) e Paul Greengrass (A Supremacia Bourne), Cuarón prefere as tomadas longas e ininterruptas, nas quais a câmera deve se contorcer para acompanhar toda a complexa ação em cena. Em Filhos da Esperança (2006), ele já tinha realizado tomadas longuíssimas e muito complicadas, como a famosa "cena do carro", em que a imagem gira no interior de um veículo atacado por agressores, e depois atravessa os vidros do carro, partindo para a cidade.

    Mas Cuarón está prestes a fazer em Gravity algo ainda mais ousado. O filme deve começar com uma tomada única de 17 minutos mostrando Bullock logo após o choque do asteroide, tentando controlar a nave. Toda a coreografia da câmera será feita durante a própria filmagem, já que o diretor se opõe a efeitos em pós-produção que simulam o "take" único. Segundo o produtor, os movimentos de câmera foram criados primeiro, e a ação teve que se encaixar no desenho imaginado por Cuarón. Assim, Sandra Bullock precisou se concentrar não apenas em sua atuação, mas nas dezenas de marcas onde ela deveria parar com precisão milimétrica, enquanto corria, interagia com objetos e falava os diálogos previstos.

    Com cerca de duas horas de duração, o filme terá apenas 156 tomadas (cerca de 46 segundos por tomada), incluindo vários takes de 6 a 10 minutos cada. Gravity estreia no Brasil dia 23 de novembro de 2012.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top