Minha conta
    O filme de Stanley Kubrick que obcecou John Lennon: Ele o assistia todas as semanas nos cinemas
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O eterno membro do The Beatles era apaixonado por esta obra de ficção científica.

    Se tem uma das grandes obras-primas de ficção científica frequentemente citada pelos cineastas como um dos seus filmes preferidos é, sem dúvida, 2001: Uma Odisseia no Espaço — o inconfundível e fascinante filme que Stanley Kubrick lançou em 1968 e se tornou uma das grandes referências cinematográficas da história.

    O trabalho de Kubrick na vanguarda da aventura espacial abriu caminho no gênero de ficção científica e outros grandes nomes como James Cameron ou Steven Spielberg não hesitam em reconhecer o impacto que teve sobre eles.

    "2001 teve um impacto profundo na minha vida e na minha vida cotidiana", disse Spielberg em 2018, para a série documental James Cameron's Story of Science Fiction.

    2001: Uma Odisseia no Espaço também se tornou uma obsessão para John Lennon, o ex-integrante dos Beatles e um dos compositores e cantores mais apreciados da história, que em 1968 não parava de ir repetidas vezes ao cinema para desfrutar da experiência fornecida por Kubrick.

    2001 - Uma Odisséia no Espaço
    2001 - Uma Odisséia no Espaço
    Data de lançamento 29 de abril de 1968 | 2h 21min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester
    Usuários
    4,4

    Esta é uma das anedotas partilhadas pelo autor Michael Benson na sua obra dedicada ao filme, "Space Odyssey: Stanley Kubrick, Arthur C. Clarke, and the Making of a Masterpiece", em entrevista à Far Out Magazine. Segundo o escritor, John Lennon assistia ao filme "todas as semanas" quando o filme chegava às salas de cinema.

    John Lennon aproveitou a experiência repetidas vezes e, com o passar do tempo, acabou estabelecendo ligações inesperadas com o filme: em primeiro lugar, embora nunca explicasse o motivo para tal, Lennon descreveu a canção "A Day in the Life", do The Beatles, como "um pouco parecida com 2001", embora seja anterior ao filme. Além disso, o cantor também acabou estabelecendo um relacionamento profissional com um dos atores do filme, Daniel Ritchter.

    Ritcher, aliás, viveu algum tempo com John Lennon e Yoko Ono, e tornou-se colaborador do artista, trabalhando como assistente pessoal. Ele também apareceu no videoclipe de "Imagine" e foi o responsável por tirar a foto que serviu de capa do álbum "Plastic Ono Band" em 1970.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top