Minha conta
    Um dos 10 melhores filmes de ficção científica que você deveria assistir: Lançado há 56 anos, esse longa-metragem lançou uma saga que continua até hoje
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Dirigido por Franklin J. Schaffner em 1968, a primeira adaptação de Planeta dos Macacos é um filme de ficção científica imperdível.

    SPOILERS - Aviso: o artigo abaixo contém possíveis spoilers. Se você não quiser saber quais são, não continue lendo...

    Você se interessa por ficção científica e quer saber quais clássicos do gênero são sua prioridade? Embora o AdoroCinema indique filmes do gênero com muita frequência, hoje voltamos nossa atenção a um monumento: o primeiro Planeta dos Macacos, adaptado livremente do romance de Pierre Boulle e dirigido por Franklin J. Schaffner em 1968.

    Segue as aventuras de pesadelo dos astronautas Taylor, Landon e Dodge que, após uma longa hibernação, caem em um planeta desconhecido e aparentemente deserto no final de uma viagem espacial que durou quase dois milênios. Ao explorar a área, eles logo descobrem humanos primitivos vestidos apenas com peles de animais, mas percebem que estão sendo perseguidos por... macacos. Vestidos com armaduras, equipados com armas e montados em cavalos, os primatas até fundaram uma sociedade real.

    O filme de Franklin J. Schaffner, que também fez os excelentes Patton e Papillon, permanece memorável pelos temas perturbadores que aborda, bem como por sua distinta atmosfera primitiva, impregnada pela estranha trilha sonora de Jerry Goldsmith.

    Uma conclusão arrepiante

    Estrelado por Charlton Heston e com a notável maquiagem de John Chambers, O Planeta dos Macacos conquistou um lugar especial na história da ficção científica graças à sua reviravolta final simplesmente arrepiante.

    É uma cena terrível e desesperada em que o protagonista, depois de escapar dos macacos e caminhar por uma praia, fica horrorizado ao descobrir os restos de um monumento que ele conhece muito bem: a Estátua da Liberdade.

    Ele então se dá conta de que o Planeta dos Macacos é nada mais nada menos que... a Terra.

    20th Century Studios

    Muitos outros filmes

    Um verdadeiro clássico do gênero, o filme de Schaffner foi seguido por quatro continuações, feitas entre 1970 e 1973. Depois de outra tentativa (bastante esquecível) de Tim Burton em 2001, os temas atemporais do Planeta dos Macacos deram origem a outra saga de alta qualidade, cujas três primeiras partes foram marcadas pelo desempenho inesquecível de Andy Serkis (no papel de César). Uma quarta parte, que parece estar mais próxima do filme de 1968, está programada para ser lançada em 8 de maio.

    O Planeta dos Macacos, de 1968, está disponível nos serviços de streaming Disney+ e Star+.

    Planeta dos Macacos: O Reinado
    Planeta dos Macacos: O Reinado
    Criador(es): Wes Ball
    Com Owen Teague, Freya Allan, Peter Macon
    Data de lançamento 9 de maio de 2024

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top