Minha conta
    Pobres Criaturas não teve tanto CGI quanto parece: O que há por trás do vencedor em Melhor Design de Produção do Oscar 2024?
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    A estranha e peculiar releitura de Frankenstein entrega suas próprias histórias nos cenários que tiraram o fôlego até mesmo do elenco do filme.

    O indicado a 11 estatuetas no Oscar 2024 fez todos esquecerem o combate de Barbenheimer no último domingo ao roubar os holofotes para a estranhíssima história de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem que é trazida de volta à vida após ter seu cérebro substituído pelo do filho que ainda não nasceu em um experimento realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo.

    Dirigido pelo diretor grego Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas conquistou quatro Oscars ao longo da noite, entre eles o de design de produção, cabelo e maquiagem e melhor figurino, desbancando todas as apostas que estavam no filme de Greta Gerwig, Barbie.

    A escolha da academia não foi em vão. Em um recente vídeo de bastidores do filme, é possível acompanhar a construção e idealização de todo o projeto que esteve nas mãos de Shona Heath e James Price.

    Oscar 2024: Todas as críticas do AdoroCinema para os indicados da premiação

    Os designers de produção recriaram uma Era Vitoriana surrealista que dialogasse com cada personagem, mas principalmente com a personagem de Emma Stone, que guia todo o universo do filme a partir de sua percepção e compreensão das coisas, no caso, um mundo nunca visto por ela.

    Segundo os dois, o roteiro, baseado no romance de Alasdair Gray, foi uma partida criativa extremamente importante para que construíssem as principais locações do zero. Cada local que Bella Baxter entrava ou saía, seja na casa onde “cresceu”, os hotéis onde se hospedou ou até mesmo os cômodos dos navios, foram idealizados e montados em uma cidade cenográfica em diferentes galpões.

    Searchlight Pictures

    Apesar do apoio de CGI para criar o fundo infinito das paisagens, a construção foi baseada em um conjunto prático de trabalhos manuais com uma equipe atenta a cada detalhe que o cenário poderia contar sobre a trama principal.

    O trabalho não pegou apenas os telespectadores de surpresa, como também o próprio elenco, que ficou impressionado com tanta originalidade e atenção aos pequenos detalhes de cada pedaço da história.

    "O design de produção é uma parte incrivelmente importante da história. E o que os diretores de design fizeram foi algo diferente de tudo o que já existiu antes, do que eu tenha visto", comentou Emma Stone, sobre a primeira vez que esteve no set de filmagem.

    Você pode conferir o vídeo completo aqui:

    O filme estará em breve disponível exclusivamente no Star+.

    Pobres Criaturas
    Pobres Criaturas
    Data de lançamento 1 de fevereiro de 2024 | 2h 21min
    Criador(es): Yorgos Lanthimos
    Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top