Minha conta
    135 filmes com seu nome! Esse ator bateu o recorde absoluto de papéis principais no cinema
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O ator norte-americano que detém o recorde de maior número de filmes estrelados no papel principal é... John Wayne!

    Com 135 papéis principais em longas-metragens filmados entre 1930 e 1976, de acordo com o Collider, o ator com o maior número de papéis principais é John Wayne! O número de 135 pode não parecer muito, pois há atores com uma filmografia muito mais rica, como Danny Trejo, Michael Madsen, Eric Roberts e muitos atores de Bollywood. Mas, embora esses atores às vezes façam 12 filmes em um mesmo ano, na maioria das vezes eles desempenham papéis secundários.

    Da mesma forma, Bruce Willis tem tecnicamente mais de 140 filmes em seu nome, mas nos últimos anos de sua carreira ele só apareceu na maioria deles por alguns minutos na tela.

    Warner Bros.

    Então, como ele conseguiu esse feito?

    Em 1930, John Wayne recebeu o papel principal no filme de faroeste A Grande Jornada, de Raoul Walsh. Ele fez alguns filmes pequenos antes de trabalhar para os estúdios de filmes B Leon Schlesinger Studios, Lone Star Productions e Republic Pictures, para os quais fez entre 7 e 11 faroestes por ano, todos eles com destaque.

    Isso durou até 1939, uma década inteira, antes que o diretor John Ford escolhesse Wayne para estrelar o bem-sucedido No Tempo das Diligências. O faroeste marcou a primeira colaboração entre os dois homens, que viriam a fazer doze outros filmes juntos, sem contar o "segmentado" A Conquista do Oeste.

    Paramount Pictures

    No Tempo das Diligências permitiu que John Wayne deixasse a série B para trás e passasse para filmes "A" de orçamento médio (como A Indomável) e, em seguida, para filmes "A" de prestígio de grande orçamento, como Onde Começa o Inferno, sem deixar de ser o protagonista.

    Uma curiosidade para impressionar até mesmo os amigos mais experientes

    Há rumores de que John Wayne apareceu em oito filmes de John Ford feitos entre 1927 e 1930, sempre como figurante e quase dez anos antes de No Tempo das Diligências, mas esses papéis são difíceis de encontrar. Você pode se divertir procurando por ele nas cenas, como por exemplo nessa em Hangman's House (1928):

    Uma das razões pelas quais John Wayne permaneceu no topo da lista por tanto tempo é o personagem que ele retratou na tela em seus westerns - a ponto de, às vezes, usar o mesmo traje de um filme para outro - e sua atitude de "durão", que não deixa os bandidos escaparem impunes e não permite que a injustiça fique impune. Uma América fantasiada em carne e osso.

    Onde Começa o Inferno
    Onde Começa o Inferno
    Data de lançamento 4 de maio de 1959 | 2h 21min
    Criador(es): Howard Hawks
    Com John Wayne, Dean Martin, Ricky Nelson
    Usuários
    4,0

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top