Minha conta
    Dia da Mulher: 3 filmes escritos por mulheres que ampliam o debate do dia 8 de março
    Debora Tavares
    Debora Tavares
    Jornalista, da periferia, criada a base de novelas mexicanas e apaixonada por cultura popular. Adoro cinema, mas troco a pipoca amanteigada por um biscoito amarelo duvidoso para me acompanhar na sessão.

    Na data que foi originada pela luta de mulheres operárias, conheça essas histórias inspiradoras escritas por mulheres do audiovisual

    No mês dedicado às mulheres, por que não assistir a histórias surpreendentes que foram escritas por elas?

    Filmes recentes como Barbie, de Greta Gerwig, e a sua própria recepção pelo público evidenciam que o audiovisual é o campo perfeito para provocar reflexões e ampliar a conversa depois da sessão. Por isso, o AdoroCinema selecionou 3 filmes escritos por mulheres para você assistir na semana do Dia da Mulher. Confira!

    #1 - A filha perdida (2021)

    Netflix

    A Filha Perdida é um filme intimista, sensível e que se propõe a ser desconfortável ao retratar as mais profundas complexidades da maternidade. O enredo gira em torno de Leda, uma professora universitária que vai tirar férias em sua própria companhia num lugar paradisíaco. No entanto, ao chegar lá, Leda (Olivia Colman) conhece Nina (Dakota Johnson), uma jovem que viaja com a filha Elena e parece completamente a vontade no papel de mãe. O encontro fará com que Leda revisite memórias com suas próprias filhas, Marta e Bianca.

    • Disponível na Netflix
    • A Filha Perdida é uma obra que só poderia existir em outro campo além dos livros, se fosse dirigido por uma mulher. Essa foi a condição da autora Elena Ferrante - pseudônimo de uma escritora italiana renomada - para que sua obra fosse adaptada.
    A filha perdida, Elena Ferrante
    Com as filhas crescidas, Leda decide tirar férias no litoral italiano
    37.95R$
    Eu quero!

    #2 - Cores e Botas (2012)

    Amazon

    O curta-metragem Cores e Botas se inicia com uma cena clássica dos anos 80: uma criança em frente a TV, brincando de fazer de conta que é uma Paquita da Xuxa. A jovem em questão é Joana, uma menina negra que acredita ter todos os requisitos para passar na seleção organizada por sua escola: ela sabe as coreografias de cor, tem a melhor fantasia e uma paixão incomparável. No entanto, ela está longe de ser como as meninas que passam no concurso.

    Escrito por Juliana Vicente, o filme mostra por meio de um recorte racial como jovens meninas Joana são impactadas desde cedo pelo racismo e padrões de beleza inatingíveis disseminados pela mídia.

    • Disponível no Youtube

    #3 - A Cor Púrpura (1985)

    Warner Bros.

    Após ser violentada pelo próprio pai e se tornar mãe de duas crianças, a jovem Celie (Whoopi Goldberg) é separada da pessoa que mais a ama no mundo, sua irmã, e doada para um homem que não conhece. Mesmo aprisionada por um ciclo de violência, a doce Celie vê novas possibilidades em seu caminho quando Shug Avery (Margaret Avery) chega em sua vida.

    • Disponível no Max e Prime Video
    • A obra clássica de Alice Walker acaba de ganhar uma versão em musical para o cinema, com o retorno de Whoopi Goldberg no elenco da trama.
    A Cor Púrpura, Alice Walker
    Obra-prima de Alice Walker, vencedora do Pulizter de Ficção
    65.42R$
    Eu quero!

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top