Minha conta
    Imperdível no streaming: É um dos melhores filmes de ficção científica do século 21 e estrelado por um astro de Oppenheimer
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Acompanhado novamente pelo diretor de Extermínio, ele embarca em uma aventura deslumbrante.

    A ficção científica é um veículo incrível para explorar o humano, o lugar que ocupamos na imensidão do espaço que nos rodeia, mas por vezes também o divino, o espiritual, retirando elementos da mitologia de qualquer religião. Não com intenções perversas de converter o espectador, mas sim de tentar dar forma ao que a ciência ainda não conseguiu explicar ou mesmo alcançar.

    É difícil de vender para muitos espectadores que esperam respostas mais lógicas deste tipo de filme. Exemplos variados como o espantoso 2001 - Uma Odisseia no Espaço, com dissertações nietzschianas para as quais muitos não têm paciência, ou a tentativa irregular de Prometheus de captar uma tensão entre o humano e uma entidade superior inexplicável, procurando assim fazer um profundo retrato de nós mesmos. Nesta escola você também pode encontrar Sunshine – Alerta Solar.

    Do divino e do solar

    Estrelado por Cillian Murphy, reunindo-se novamente com a equipe que lhe deu seu papel de destaque em Extermínio, e acompanhado por Chris Evans, Michelle Yeoh e mais, esta ambiciosa odisseia espacial de Danny Boyle e Alex Garland foi tremendamente subestimada em seu momento. Seu acabamento visual de primeira linha e seu grande acervo de ideias existencialistas merecem ser redescobertos agora que o filme está disponível no Star+.

    O Problema dos 3 Corpos: Criadores revelam inspiração em filme de ficção científica com Cillian Murphy

    O filme nos leva ao ano de 2057, onde a nave Icarus II tenta resgatar a humanidade da catástrofe. O Sol tem um período de cinco anos antes de se apagar, e a tripulação procura uma forma de lançar uma poderosa carga explosiva que irá revitalizar o corpo celeste e prolongar a sua existência. Mas o fantasma do Icarus anterior, que falhou em sua missão, coloca uma pressão incrível sobre esses tripulantes.

    Garland mais uma vez aplica seus ambiciosos conceitos de fantasia, ainda mais característicos do campo da ficção científica e de sua época como diretor. Boyle expande tudo isso com um pouco de sensibilidade folk e muita maravilha visual. A sua associação perfeita dá um filme deslumbrante em muitos aspectos, mas também filosoficamente ligado ao espiritual, o que pode ser uma barreira intransponível.

    Sunshine: Da iluminação ao terror

    Fox Searchlight Pictures

    No final, o tratamento do Sol como entidade viva e divina oferece muitas possibilidades, como uma mensagem da necessidade de preservar a natureza para a nossa sobrevivência (esse último elemento estabelece uma ponte com Extermínio). Também apresenta um polêmico terceiro ato, onde eles se lançam no destruidor espacial enquanto exploram fenômenos com os dogmáticos.

    É tudo bastante impressionante, mas também um dos exercícios de criatividade mais livres dentro de um estúdio de Hollywood de alto orçamento. Apesar das aventuras de Boyle, não foi concebido para ser um puro produto de consumo, apenas mais uma aventura, mas antes tenta quebrar conceitos relevantes mas abstratos de uma perspectiva científica. E é por isso que é um dos melhores filmes de ficção científica deste século.

    Sunshine - Alerta Solar
    Sunshine - Alerta Solar
    Data de lançamento 13 de abril de 2007 | 1h 40min
    Criador(es): Danny Boyle
    Com Chris Evans, Cillian Murphy, Rose Byrne
    Usuários
    3,5
    Assista agora em Star +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top